MFC tem 100 novos residentes no Rio de Janeiro

14 de abril de 2015

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro recebeu 100 novos residentes no início de abril. As boas vindas foram dadas com uma aula magna ministrada pelo secretário de saúde do município, Daniel Soranz. “Trata-se da quarta turma do maior Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade no Brasil. São 100 novos residentes – o maior número de vagas do país. O grupo será responsável pela continuidade da reforma da Atenção Primária que vem sendo construída desde 2009. Saímos de uma cobertura de Saúde da Família de 3,5% em 2009 para 47,9% no município do Rio de Janeiro. Queremos mais. Nossa meta é chegar a 70% da cobertura de Saúde da Família até o final de 2016”, colocou Soranz em carta aos novos residentes.

De acordo com Samantha Pereira França, MFC e coordenadora de Programa de Residência Médica da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, atualmente são 880 equipes de saúde de família trabalhando na rede de saúde do Rio de Janeiro. Sobre a turma de uma centena de novos residentes, Samantha considera como sendo um passo importante. “A MFC é uma especialidade pouco conhecida e pouco procurada, mas isso vem mudando. Aqui no Rio de Janeiro temos investimentos na Atenção Primária e na Medicina de Família e Comunidade. O passo mais ambicioso foi a abertura da residência. Conseguimos lotar 100 vagas e temos profissionais na lista de espera. Trata-se de uma grande estratégia para fortalecer a Atenção Primária. Hoje o programa é o maior do país em número de vagas”, afirmou.

 

Samantha considera que os resultados do programa de residência médica em MFC são rápidos e qualitativos. “Estamos conseguindo um padrão ouro em nossa rede. São médicos e residentes que são formados dentro da realidade do SUS do Rio de Janeiro. Formamos o residente em serviço. Este investimento em formação está dentro da grande reforma da saúde. Quem ganha é o paciente, que encontra uma equipe de Saúde da Família muito mais preparada para recebê-lo. É uma equipe resolutiva”, avaliou.