13º CBMFC tem início com fóruns

8 de julho de 2015

O 13º Congresso Brasileiro de Medicina de Família teve início na manhã de hoje no Centro de Convenções de Natal (RN) com 2.600 inscritos. A expectativa é de atingir a marca de 3.000 congressistas. Hoje estão sendo realizados o IV Fórum Nacional de Residência em MFC e Encontro Waynakay-Brasil, Seminário Internacional de Pesquisa em MFC-APS, Seminário Nacional de MFC em Áreas Rurais e II Encontro Nacional de Enfermagem na APS. “A expectativa de hoje é de que esses fóruns produzam encaminhamentos a serem difundidos pelo Brasil. Entre eles está a otimização da residência em MFC”, afirmou Ricardo André Freire de Souza, presidente do 13º CBMFC.

O convidado internacional Sérgio Minué Lorenzo, da Espanha, destacou que as pesquisas científicas desenvolvidas são pouco voltadas à APS, especialmente em seu país. Entre os 672 projetos de pesquisa realizados em 2013, apenas 3% possuem a Atenção Primária citada. “Em meu país a APS não é uma prioridade”, observou e ressaltou a importância da MFC no Brasil.
 
Sara Willens, da Bélgica, falou sobre o “The QUALICOPC Project”- Quality and Costs of Primary Care in Europe. “Estou muito impressionada com a Atenção Primária aqui do Brasil. Todos os médicos estão unidos para discutir a medicina de família e oferecer o melhor aos pacientes que são atendidos no sistema público de saúde. Temos muito a aprender com o Brasil”, observou Sara.
No período da tarde os quatro fóruns programados continuam com palestras e discussões. Confira a programação completa: http://ow.ly/P8rfl