TelessaúdeRS/UFRGS desenvolve aplicativos gratuitos para médicos e outros profissionais da APS

13 de julho de 2015

Foram lançados no 13º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade  os aplicativos  sobre uso de Álcool, Calculadora Gestacional, Risco Cardiovascular, Dieta Dash e Taxa de Filtração Glomerular. O TelessaúdeRS/UFRGS desenvolveu cinco aplicativos para auxiliar o trabalho de médicos de família e comunidade e outros profissionais que trabalham na Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB). Os aplicativos são públicos e gratuitos, tratam sobre temas como alcoolismo, gestação, risco cardiovascular, nutrição e taxa de filtração glomerular. Estão disponíveis para download para o sistema Android. Em breve, serão disponibilizados também para iOS. Aplicativos sobre  outros temas clínicos estão em desenvolvimento, (Asma, Depressão…).

 
O aplicativo “Álcool” fornece um questionário que permite detectar os níveis de uso prejudicial do alcoól e recomendações ao paciente. A “Calculadora Gestacional” permite ao usuário calcular o tempo de gestação e a provável data de parto de uma paciente. Na “Calculadora de Risco Cardiovascular” é possível estimar o risco de uma pessoa vir a falecer por doenças cardiovasculares em dez anos, assim como recomendações de condutas.
 
O “Dieta Dash” auxilia na manutenção de uma dieta saudável e na melhor escolha de alimentos para prevenir e controlar a hipertensão. A “Taxa de Filtração Glomerular” avalia a função renal. O desenvolvimento destes aplicativos é fruto do apoio e financiamento do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde 
 
Saiba mais no site do TelessaúdeRS/UFRGS: http://ow.ly/PwZeS 
Acesse os aplicativos na Google Play e faça o download no link: http://ow.ly/PwZs7