TelessaúdeRS/UFRGS promoverá webconferências com Método Balint e PBI

4 de agosto de 2015

Com o objetivo de aprimorar o atendimento e a relação interpessoal entre médicos da atenção primária à saúde/atenção básica (APS/AB) e pacientes, o TelessaúdeRS/UFRGS lança o Web Balint e o Web PBI.

O Web Balint é baseado no método Balint, desenvolvido inicialmente na Inglaterra, onde grupos de médicos liderados pelo psicanalista Michael Balint se reuniam para discutir formas de aprimorar seus atendimentos e relações com pacientes. As reuniões serão realizadas virtualmente. Um grupo de médicos da APS/AB fará discussões e reflexões ativas de seus atendimentos, mediado por um profissional do TelessaúdeRS/UFRGS. O objetivo é permitir o aprimoramento das relações interpessoais entre profissionais e pacientes. O público-alvo são médicos da Estratégia Saúde da Família que tenham carga horária mínima de 30 horas semanais. Serão ofertadas 12 vagas, com período de inscrições entre 29/07 a 12/08/15 ou até acabarem as vagas. Para inscrever-se clique aqui.

O Web PBI é baseado na metodologia Problem Based Interview (PBI), criada no Canadá, para analisar gravações de consultas médicas e desenvolver melhores formas de atendimento. Os encontros serão realizados virtualmente. Um grupo de médicos da APS/AB trabalhará técnicas de comunicação através de vídeos pré-gravados pelos participantes e mediado por um profissional do TelessaúdeRS/UFRGS. O objetivo é fornecer feedbacks construtivos para o aprimoramento dos atendimentos entre profissionais e pacientes. A atividade é voltada para médicos da Estratégia de Saúde da Família que tenham carga horária mínima de 30 horas semanais. Serão ofertadas 12 vagas, com período de inscrições entre 29/07 a 04/08/15 ou até acabarem as vagas. Para inscrever-se clique aqui.