Pesquisa com 65 mil participantes define o último Retrato da Atenção Básica

10 de agosto de 2015

Já está disponível online o último Retrato da Atenção Básica. A publicação é resultado da coleta de dados da terceira etapa da avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq – AB). Assim, o Departamento de Atenção Básica (DAB) torna públicos os resultados do primeiro ciclo do Pmaq-AB, a partir de um conjunto de relatórios temáticos, com base na avaliação das equipes no programa.

A produção do material contou com a parceria de 45 instituições de ensino e pesquisa (IEPs) brasileiras de reconhecida experiência em pesquisas avaliativas. Foram realizadas 65.391 entrevistas com cidadãos brasileiros que utilizam os serviços de saúde ofertados pelas equipes de Atenção Básica que aderiram ao primeiro ciclo do programa, que teve início em 2011 e foi concluído em 2013, obtendo a adesão de 17.482 equipes de saúde do Brasil.

A divulgação dos resultados do primeiro ciclo do Pmaq-AB inicia-se com o relatório referente à Satisfação do Usuário da Atenção Básica, dividido em dois volumes. O primeiro está relacionado ao acesso aos serviços, ações de saúde e participação do usuário, enquanto o segundo aborda os programas e as redes prioritárias do Ministério da Saúde (MS).

As publicações já estão disponíveis no site do DAB:

Retratos da Atenção Básica nº 1 – Satisfação dos Usuários da Atenção Básica / Volume 1 – Acesso aos Serviços, Ações de Saúde e Participação do Usuário

Retratos da Atenção Básica nº 1 – Satisfação dos Usuários da Atenção Básica / Volume 2 – Programas e Redes Prioritárias do Ministério da Saúde