Diretrizes_como participar Dr. MFC

Caros participantes,


Agradecemos a todos pelo interesse em participar da iniciativa de redigir textos informativos sobre patologias, acidentes e outras questões referentes à saúde direcionados à população geral, a serem publicados na página "Por dentro da saúde com o Dr. MFC" Como forma de fomentar a produção, convidamos a todos, residentes e especialistas formados, a participarem por meio do envio de resumos de temas.

Todos os MFCs e profissionais da Atenção Primária à Saúde que queiram contribuir com algum tema ainda não contemplado entrar em contato com sbmfc.comunicacao@gmail.com

Confira a página de textos aqui


Critérios:


1. Inscrição

Podem participar residentes médicos em medicina de família e comunidade; residentes multidisciplinares em Saúde da Família e especialistas em MFC.
O responsável pela inscrição deve encaminhar tema escolhido antes de redigir o tema para ver se o mesmo já não foi preenchido. Junto deve mandar nome completo, estágio da residência, instituição, cidade, estado, telefone, e-mail e mini currículo. Serão publicados apenas para o público leigo o nome, formação e mini currículo para manter a privacidade do autor.


2. Escolha de temas
Escolha livre de acordo com a tabela. Clique aqui
Atenção: A SBMFC aceita sugestões de inserção de novos temas.


2.1. Da duplicidade de temas
Nos casos em que mais de uma pessoa manifestar interesse pelo mesmo assunto, será verificada a quantidade de participantes, com objetivo final de deixar o texto o mais completo possível. Assim, nestes casos, será feita a integração do conteúdo que deverá passar pela aceitação de ambos autores e, então, ser publicado com assinatura conjunta, sendo considerada a ordem alfabética como ordem de aparição da assinatura.


2.2. Temas já publicados
Em caso de interesse em participar da redação de temas já publicados, será preciso haver necessidade de complemento ou fato novo que justifiquem a inserção de conteúdo.


3. Uso de imagens, quadros e estatísticas

Caso a imagem não seja de poder do próprio autor, é necessário informar a origem (fonte) de onde foi extraída para preservar o direito autoral do respectivo autor.


O mesmo vale para uso de estatísticas. Faz-se necessário citar as fontes de informação utilizadas como base de indicadores, seja pesquisa, estudo etc. bem como ano de realização para situar o leitor.

 


4. Linguagem
Os textos devem ser redigidos em linguagem não científica, decodificada, de fácil entendimento, com ou sem ilustração.
É proibida indicação explicita de medicamentos ou informações que subentendam auto-medicação.


4.1. Tamanho

O autor poderá dissertar em até duas páginas (folha A4) nos resumos sem imagem e, até três ou quatro páginas, dependendo da quantidade de imagens.


4.2. Fonte
Times 12 pt ou Arial 11 pt. Espaçamento indiferente, desde que contemple as informações básicas.

 

5.Disposição de informações
Não há modelo “engessado” para envio. Foram estipulados dois formatos como diretrizes básicas de redação apenas para deixá-los semelhantes. Procurou-se assim deixar o texto atrativo à leitura do público. Assim, deve ser evitado texto corrido, tendo como base os seguintes estilos descritos abaixo:


5.1. No caso de doenças:

• Definição
• Classificação
• Diagnostico
• Epidemiologia (qdo tiver)
• O que eu posso fazer?
• Como eu posso prevenir
• Quando devo procurar o MFC? / Papel do MFC
• O que minha comunidade pode fazer ou outra observação

5.2. No caso de prevenção a acidentes e/ou temas amplos:
• Definição
• Classificação
• Diagnostico
• Epidemiologia (qdo tiver)
• O que eu posso fazer?
• Como eu posso prevenir
• Quando devo procurar o MFC? / Papel do MFC
• O que minha comunidade pode fazer ou outra observação


6. Submissão/Aprovação
Todos os textos serão submetidos a aprovação da SBMF e serão publicados mediante autorização do autor.
As informações poderão ser usadas na divulgação da especialidade em textos jornalísticos produzidos pela grande mídia.


7. Contato
Será criado e-mail “dúvidas com o especialista” para responder possíveis questionamentos da população. A SBMFC fará a distribuição das demandas de acordo com temática


8. Certificação
Todos os autores receberão certificado de participação.

Encaminhe a escolha de seu tema para submissão à
Oscarino Barreto Jr. – oscarinobarretojr@globo.com
Tatiana Almeida – sbmfc.comunicacao@gmail.com

Textos já aprovados para redação devem ser encaminhados aos e-mails acima para submissão final de acordo com os requisitos descritos neste documento.