SBMFC finaliza projeto para fortalecer ESF e APS no Brasil

Como fortalecer os acertos e corrigir as fragilidades do Estratégia Saúde da Família


Discussão do Projeto - Participantes e interessados no projeto se reunem durante o 11º CBMFCCom o objetivo de contribuir no processo de fortalecimento da especialidade e da Estratégia Saúde da Família (ESF), a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), em parceria com suas associações estaduais , trouxe ao Brasil os médicos generalistas espanhóis especialistas em APS e reforma da saúde pública, Juan Gérvas Camacho e Mercedes Pérez Fernández, ambos do “Team CESCA”, em Madrid (Espanha).

Juntos, desenvolveram o “Projeto para avaliar a Estratégia Saúde da Família (ESF) em ambientes com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil”, que consistiu em duas etapas que aconteceram entre abril e junho de 2011. (Confira aqui o escopo do projeto)

Gérvas e Mercedes percorreram as cinco regiões do País, tendo visitado 70 centros de saúde, que em sua maioria, aplicavam o modelo de ESF. Além disto, no âmbito do intercâmbio científico, foram estabelecidas rodas de conversa com os especialistas ligados a ESF, muitas vezes com a presença de representantes das secretarias de saúde e dos departamentos de atenção básica locais. Muitas destas palestras foram registradas em vídeo pelos MFCs e postadas no Youtube. Acesse-as no canal SBMFC Oficial

Assim, com base nas observações e vivências em campo de Gérvas e Mercedes, foi elaborado o "RESUMEN TÉCNICO PARA POLÍTICOS, GESTORES Y PROFESIONALES SANITARIOS CON RESPONSABILIDADES EN ORGANIZACIÓN Y DOCENCIA", que consiste no relatório final com instruções para aprimorar o sistema e romper o ciclo vicioso que gera a má qualidade do trabalho sanitário, clínico e comunitário em países como o Brasil. 

Resumo Técnico – para políticos, gestores e profissionais sanitários com responsabilidades em organização e docência 

Versão Português

Versão Inglês

Versão Espanhol

Relatório Final – Informe sobre Como Fortalecer os acertos e corrigir as fragilidades da Estratégia Saúde da Família

Versão Espanhol

Versão Português

(Foto: Reunião de discussão entre Juan Gérvas, Mercedes Péres, participantes do projeto e interessados realizada durante o 11º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade / 25/06/11)

Sobre Juan Gérvas e Mercedes Pérez

Juan Gérvas – médico generalista (médico de família e comunidade), Equipe CESCA, Madrid (Espanha), Doutor em Medicina e professor honorário de Saúde Pública na Universidade Autônoma de Madrid, Professor Visitante em Saúde Internacional da Escola Nacional de Saúde (Madrid) e Professor de Gestão e Administração Casal Gaspar Sanitária Foundation (Madrid) e Universidad Pompeu Fabra (Barcelona).

Mercedes Pérez Fernández – médica generalista (médica de família e comunidade), Equipe CESCA, Madrid (Espanha), Especialista em Medicina Interna e Presidente do Comitê de Ética da Rede Espanhola de Cuidados Primários.

Cobertura jornalística

0 projeto despertou a atenção da imprensa em todos os locais. Emissoras de TV, Rádio, jornais e portais realizaram a cobertura das visitas, mostrando a relevância do projeto da Sociedade para a população e, também, para as equipes de saúde locais. Foram entrevistados MFCs locais e os espanhóis Gérvas e Mercedes. 

Veja as principais publicações em Jornal, Site, TV e Rádio 

Clique aqui para visualizar as matérias em pdf. Este documento está em processo de atualização.


Datas e locais visitados

1ª ETAPA
Mês Data Cidade Estado
Abril

 

13 Curitiba PR
17-18 Porto Alegre RS
19-20 Florianópolis SC
25 São Paulo SP
26 Rio de Janeiro RJ
27-28 Vitória ES
29-30 Belo Horizonte BH
Maio

 

02-06 Goiânia GO
08-09 Manaus AM
10-12 Belém PA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª Etapa
Mês Data Cidade  Estado
Maio/Jun 31/5-02/6 Salvador BA
Junho

 

03-06 Aracaju SE
07-08 Maceió AL
09-10-13 Recife PE
14-15 João Pessoa PB
16-17 Natal RN
20 Sobral CE
21-22 Fortaleza CE
23-26 11º CBMFC – BSB DF
27 Teresina PI
28 S. Luis do Maranhão MA