Fatores perinatais e neonatais são riscos para autismo?

Os pesquisadores dos Estados Unidos realizaram uma revisão sistemática e meta-análise para observar a associação entre fatores perinatais e neonatais e o risco de autismo. Eles buscaram nos bancos de dados da PubMed, Embase e PsycInfo por estudos que abordam essa questão. Quarenta deles foram elegíveis para a meta-análise. Um modelo de efeitos aleatórios foi usado para estimar os efeitos.

Os pesquisadores descobriram que: “Mais de 60 fatores perinatais e neonatais foram examinados. Os fatores associados ao risco de autismo na meta-análise foram apresentação anormal, complicações com o cordão umbilical, sofrimento fetal, lesão ou trauma no nascimento, gemelaridade, hemorragia materna, nascimento no verão, baixo peso ao nascer, pequeno para a idade gestacional, malformação congênita, baixo Índice de Apgar de 5 minutos, dificuldades na alimentação, aspiração de mecônio, anemia neonatal, incompatibilidade de ABO ou Rh e hiperbilirrubinemia. Fatores não associados ao risco de autismo incluíram anestesia, parto normal assistido, nascimento pós-termo, alto peso ao nascer e perímetro cefálico.”

Os pesquisadores concluíram que: “Não há evidência suficiente para implicar um fator perinatal ou neonatal na etiologia do autismo, embora haja alguma evidência que sugere que a exposição a uma vasta classe de condições que refletem comprometimentos gerais à saúde perinatal e neonatal pode aumentar o risco. Variações metodológicas foram fontes prováveis de heterogeneidade de efeitos de fatores de risco entre os estudos.”

Ainda não há evidência conclusiva em termos de fatores de risco perinatais e neonatais para autismo.

Para ver o artigo completo, clique aqui.

Pediatrics 128(2): 344-355, Agosto de 2011 © 2011 American Academy of Pediatrics
Perinatal and Neonatal Risk Factors for Autism: A Comprehensive Meta-analysis. Hannah Gardener, Donna Spiegelman, Stephen L. Buka.

Categoria: N. Neurológico, W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: autismo, perinatal, neonatal, risco, complicações no parto, revisão sistemática com meta-análise, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 02 de setembro de 2011