Dia Nacional de Combate ao Colesterol

8 de agosto de 2016

 No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, 8 de agosto, a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) alerta sobre os impactos do colesterol alto no organismo. O colesterol é uma substância essencial para a vida, por estar envolvido em processos como absorção de vitaminas e associado à produção de energia, no entanto, quando seus índices estão altos, pode representar fator de risco para problemas cardíacos ou isquemia cerebral.

Mais importante do que equilibrar o colesterol é ter hábitos que reduzam o risco de doença cardiovascular. Praticar atividade física regularmente, não fumar, não abusar de bebida alcoólica e ter uma dieta equilibrada são fatores-chave para a manutenção. Quanto à dieta, vários alimentos podem ser úteis: azeite de oliva e azeitona, soja, abacate e oleaginosas, assim como, frutas em geral. No fim das contas, o mais importante é ter um estilo de vida saudável, feliz, que permita de vez em quando ’escapar’ para um bom banquete”, explica o médico e membro da SBMFC Rodrigo Lima.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem no mundo devido às doenças do coração. No Brasil, cerca 300 mil sofrem infarto anualmente.