WONCA 2016: Encontro de Ligas Acadêmicas e Jovens Médicos

2 de novembro de 2016

O tema Habilidade de Comunicação e o Método Clínico Centrado na Pessoa, apresentado pelo MFC Marcelo Gonçalves, inaugurou a programação do Encontro das Ligas Acadêmicas de MFC/Encontro de Jovens Médicos de MFC, que aconteceu hoje, 2 de novembro, no Riocentro, Rio de Janeiro, durante a 21ª Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família.

Os princípios abordados na aula introdutória foram colocados em prática por meio da metodologia role play. Divididos em quatro grupos, os acadêmicos participantes analisaram casos clínicos delicados representados por atores e discutiram as habilidades de comunicação envolvidas com a supervisão de médicos de família.

Segundo a coordenadora do role play e membro da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Saúde da Família (ALASF)¸ Naiara Matias, o resultado foi surpreendente, pois os participantes revelaram estar maravilhados com a dinâmica do role play e empolgados em levar a atividade para dentro de suas universidades. “Diante dos depoimentos dos participantes, percebemos que todo o trabalho valeu a pena. É uma semente que foi plantada em nós, principalmente na última edição do Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, e que estamos deixando crescer, dar frutos e espalhando esses frutos para outros acadêmicos. A atividade realmente superou as nossas expectativas.”

No período da tarde, os participantes da atividade vão conferir palestra com o MFC Juan Gervas sobre a comunicação entre o médico e o paciente.

Acompanhe a cobertura do WONCA 2016 nos canais de comunicação da SBMFC.