Dia Internacional da Mulher: igualdade de gênero e empoderamento na ciência

6 de março de 2017

Por Denize Ornelas, coordenadora do GT das Mulheres na MFC

 

A discussão sobre a responsabilidade de entidades científicas assumirem ações promotoras de equidade de gênero vem ganhando importância cada vez maior e é incentivada pela ONU. Por exemplo, desde 2015 a ONU celebra em 11 de fevereiro o Dia da Mulher e da Menina na Ciência que busca impulsionar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no setor científico. Um recente estudo realizado em 14 países revela que a probabilidade de que uma mulher obtenha o diploma de mestrado ou um doutorado é de 8 ou de 2%, respectivamente, enquanto para um homem as opções são mais que o dobro em cada caso, segundo a ONU. (ref 1)

 

Em 2010, o Conselho Mundial da WONCA aprovou por unanimidade as Normas para Equidade de Gênero (Gender Equity Santandards – GES) para os encontros científicos e ao assumir este compromisso afirmou que a atenção às experiências e a condição das mulheres na Medicina de Família e Comunidade é uma importante iniciativa no campo dos direitos humanos. (ref2) 

 

Na 21ª Conferência Mundial de Médicos de Família no Rio de Janeiro em 2016, as lideranças brasileiras passaram a ter contato com as Normas para Equidade de Gênero para Encontros Científicos da WONCA e por meio da criação do Grupo de Trabalho Mulheres na MFC pretendem incentivar a adoção dessas recomendações também nos encontros e congressos estaduais e nacionais da SBMFC.

Conheçam os 10 passos resumidos para Equidade de Gênero para Encontros Científicos da WONCA:


1. Estrutura das Comissões: todas as Comissões envolvidas no planejamento e convocação de reuniões científicas aderem aos princípios básicos de equilíbrio de gênero e equidade de gênero.

2. Conteúdo da programação: incorpora a igualdade de gênero ao longo de sua implementação. Todos os temas das reuniões científicas incluem uma perspectiva ou análise de gênero. Todos os convites à apresentação de propostas para o plenário, simpósios e workshops solicitam explicitamente uma consideração de gênero. Sem restrições/viés de gênero na participação. Os temas relacionados à saúde das mulheres são incentivados, independentemente do tema do encontro.

3. Equilíbrio de gênero: todas as comissões científicas planejam o equilíbrio de gênero para oradores/palestrantes convidados para plenárias, oficinas e simpósios.

4. Palestrantes: mulheres merecedoras são proposital e proativamente consideradas como palestrantes.

5. Bolsas de estudo: a Comissão de Organização ou o comitê de inclusão por bolsas emprega todos os esforços possíveis para aumentar propositadamente o conjunto de fundos disponíveis e distribuir bolsas equitativamente em relação ao gênero.

6. Desenvolvimento da liderança: as Comissões Científicas empreendem todos os esforços possíveis ​​para promover o desenvolvimento da liderança em cada conferência.

7. Atividades da família: a Comissão de Organização colabora com os participantes que são pais, a fim de facilitar os arranjos necessários para oferecer cuidado acessível para bebês, crianças pequenas e crianças em idade escolar.

8. Eventos Sociais: s Comissão de Organização garante que todas as atividades sociais oferecidas como parte do programa regular da conferência respeitam o (tiraria esse artigo definido aí) gênero, origem nacional e etnicidade dos participantes e seus convidados, e que humor ou eventos sexistas e/ou comentários degradantes não serão tolerados.

9. Patrocínio e marketing corporativo: o comitê científico que organiza os encontros da Wonca restringe os patrocinadores externos que conduzem políticas ou comercializem produtos que afetam negativamente as mulheres. Todo esforço é feito para restringir imagens ou produtos que objetificam as mulheres ou que fazem alegações enganosas.

10. Estilos educativos interativos. As comissões científicas incentivam os palestrantes convidados a adotarem estilos de ensino e de aprendizagem interativos e incluem este encorajamento nos convites à apresentação de propostas para cada reunião.

Referências:

1. http://www.unesco.org/new/international-day-of-women-and-girls-in-science/#.WL1r8m_yuUk

 

2. http://gesguidebook.com/wp-content/uploads/2016/10/GES_Poster_18.10.2016.pdf