Estudo científico de brasileiro é premiado e reforça importância da amamentação exclusiva

6 de abril de 2017

 Além de epidemiologista, Cesar Victora, tem formação em medicina de família e comunidade e recebeu o mais importante prêmio do Canadá, ao comprovar com exclusividade, que o aleitamento materno deve ser a única forma de alimento oferecido para bebês, com impacto na diminuição da mortalidade.

Professor da Universidade Federal de Pelotas, Victora pesquisa sobre os benefícios da amamentação desde 1980, com foco nos benefícios da exclusividade do leite materno, sem água e chás, no primeiro período de vida, como principal forma de evitar a mortalidade nessa faixa etária. Com um compilado de estudos e pesquisas sobre amamentação, está entre os vencedores do Prêmio Gairdner, um dos mais importantes da área da saúde do mundo. A primeira pesquisa publicada na década de 80 é a maior contribuição do médico à saúde pública, por mostrar que a amamentação infantil de forma exclusiva previne a mortalidade, afirma a organização do prêmio.

Por clinicar no início da carreira em postos de saúde em comunidades de baixa renda no Rio Grande do Sul, Victora teve contato primário com bebês desnutridos e com diarreia frequente e quis se aprofundar na questão de prevenção, mesmo com conhecimento da falta de saneamento básico predominante na região que atuava, então passou a pesquisar e estudar como combater o problema de modo simples.

Como obteve conceitos mais atualizados sobre epidemiologia com foco em doenças crônicas durante o doutorado, ao voltar ao Brasil resolveu adaptá-los em investigação sobre mortalidade infantil. Ainda nessa década, era comum incluir água, suco e chás na alimentação de crianças recém-nascidas, além do leite materno, o que teria influência na mortalidade, segundo conclusão de Victora que realizou estudo em 10 cidades do Rio Grande do Sul, que também resultou que a alimentação restritamente ao leite materno até os seis meses de idade tinha a redução de risco de morte por diarreia 14 vezes.

Sobre o pesquisador:

Graduado em medicina pela UFRGS, doutorado em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, com a tese Epidemiologia da Saúde Infantil no Rio Grande do Sul, Brasil. As Inter-relações entre Mortalidade, Desnutrição, Assistência Médica e Desenvolvimento Agrícola, com John Patrick Vaughan, como orientador. Pós-doutorado pela Unicef Evaluation Unit, 1994.

Tem como temas de interesse em pesquisas: ciclo vital, amamentação, avaliação de serviços de saúde, desigualdades e iniqüidades em saúde, estudos antropométricos, morbi-mortalidade na infância, precursores para doenças crônicas na adolescência, determinantes precoces de características biológicas e sociais na adolescência e na vida adulta.

Para consulta, estudos científicos de autoria de Victora:

Breastfeeding effects on DNA methylation in the offspring: A systematic literature review.

The contribution of poor and rural populations to national trends in reproductive, maternal, newborn, and child health coverage: analyses of cross-sectional surveys from 64 countries.

Breastfeeding in the 21st century – Authors’ reply

Causes of child deaths: looking to the future

Maternal mortality by age: who is most at risk?

http://www.thelancet.com/journals/langlo/article/PIIS2214-109X(14)70007-