Nota de falecimento – José Mauro Ceratti Lopes

7 de junho de 2017

É com pesar que a SBMFC informa o falecimento de José Mauro Ceratti Lopes na tarde de hoje, dia 7 de junho de 2017. Médico de família e comunidade, nosso "Zé Mauro" contribuiu imensamente com o desenvolvimento e ampliação da especialidade no país. Foi um dos autores do Tratado de Medicina de Família e Comunidade, livro referência para a especialidade que ganhou o prêmio Jabuti na categoria Ciências da Saúde em 2013, além de ter produzido diversos estudos e artigos científicos e de ter atuação destacada na graduação em medicina e na residência em medicina de família e comunidade no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, o que o levou a ser homenageado pelo município no início deste ano, através do recebimento da Medalha Cidade de Porto Alegre. Foi médico residente na primeira turma de MFC no Conceição, e trabalhou por 35 anos na mesma unidade de saúde. Além disso, representava em nosso país a Academia Europeia de Formadores em Medicina de Família e através da organização de cursos de formação de preceptores de residência em MFC contribuiu para a estruturação de programas de residência médica na especialidade em todo o país.

 

A SBMFC se solidariza aos familiares, amigos, alunos e a todos os profissionais que compartilharam da rotina de trabalho e aprendizado de José Mauro.

 

Graduado em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas (1980). Residência em Medicina de Família e Comunidade (1981-1983) no Hospital N. Sra. Conceição – POA. Implantação do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, ocupando cargos como Coordenador Executivo, Chefe de Unidade, Coordenador da Residência, preceptor (1982- ). Atuou como professor em APS da Universidade de Caxias do Sul (2003-2005). Médico do Trabalho formado pela UFRGS (1990) com atuação na VARIG, Fundação Ruben Berta, VEM e TAP. Atuou desde 1984 como médico de família e comunidade na Unidade Conceição do SSC-GHC, sendo preceptor da Residência em Medicina de Família e Comunidade, e supervisor de alunos da Graduação. Pesquisador Clínico desde 1988. Implantou Residencia em MFC do Hospital da Cidade (Passo Fundo, 1998) e da Universidade de Caxias do Sul – UCS (2002). Mestre em Educação pela UFRGS (2003-2005) com o tema "A pessoa como centro do cuidado: a abordagem centrada na pessoa no processo de produção do cuidado médico em Serviço de Atenção Primária à Saúde". Ex-diretor de Divulgação da Associação Gaúcha de Medicina de Família e Comunidade-AGMFC (2006-2007). Ex-Diretor Científico da AGMFC (2007-2009). Ex-Presidente da AGMFC (2009-2014). Professor do Departamento de Saude Coletiva UFCSPA (2011). Preceptor PRMFC UFCSPA. Prêmio Jabuti 2013 Melhor Livro Ciências da Saúde com o Tratado de Medicina de Família e Comunidade.