Mês do orgulho LGBT: nota do GT de Sexualidade, Gênero, Diversidade e Direitos da SBMFC

26 de junho de 2017

             Esse mês marca a luta das pessoas LGBT* por igualdade nas questões de cidadania – o que inclui o acesso à saúde – e contra o preconceito, através de ações afirmativas e de visibilidade. A escolha do mês de Junho faz referência à revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York, no dia 28 de junho de 1969, quando um grupo de gays resolveu enfrentar a frequente violência policial sofrida pelos homossexuais.

O GT de Sexualidade, Gênero, Diversidade e Direitos da SBMFC aproveita o mês de reafirmação deste movimento para lançar três vídeos (links logo abaixo), que reforçam o compromisso da sociedade com os direitos civis igualitários e a defesa do acolhimento da população LGBT no sistema de saúde brasileiro, principalmente na Atenção Primária à Saúde.

Certamente para esse acolhimento não é necessário períodos ou dias especiais de cuidado destinados somente para essa população. Significa por exemplo: atentarmos para as necessidades de saúde ao longo do cuidado em diferentes momentos de contato com o (a) usuário (a), usarmos o método clínico centrado na pessoa para que a orientação sexual e a identidade de gênero dos nossos pacientes sejam conhecidas no momento em que a pessoa deseja e ainda que nós, na nossa prática, não definamos a orientação sexual e a identidade de gênero das pessoas a priori, supondo em geral heterossexualidade e identidade com o gênero atribuído ao nascimento para todos (as).

Contribuindo com tudo isso, nosso grupo de trabalho vem desenvolvendo atividades sobre os temas que envolvem a saúde LGBT nos congressos da SBMFC, apoiando ações afirmativas e construindo uma rede de médicas e médicos de família para troca de experiências sobre o cuidado desta população.

No futuro, queremos produzir materiais de educação permanente para profissionais de saúde e também materiais informativos para a população em geral que envolvam o cuidado da população LGBT. Queremos também organizar oficinas para apoiar as equipes de Atenção Primária a diminuir o preconceito ainda presente nos serviços de saúde.

Neste sentido, o GT convida a todos (as) sócios (as) interessados (as) no tema a participarem do grupo de trabalho. Para isso, basta entrar em contato através do facebook: Grupo de Trabalho – Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos da SBMF https://www.facebook.com/groups/1871132963169228/

Para os demais membros da SBMFC, pedimos apoio às ações do GT e  cuidado equânime e igualitário a toda população.

 


Saiba mais sobre o tema com a Política Nacional de Saúde Integral LGBT: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_lesbicas_gays.pdf


 

*LGBT: lesbicas, gays, bisexuais, transgêneros, transexuais e travestis.