Pessoa com Doença Respiratória Crônica é tema de jornada cientifica no mês de agosto, na cidade de Guarulhos

24 de maio de 2018

Evento organizado pelo Grupo de Trabalho de Problemas Respiratórios da SBMFC terá abordagem no tratamento com os conceitos da Atenção Primária, já que 4% da população mundial têm morte prematura por Doenças Respiratórias Crônicas

A sede da Associação Paulista de Medicina (APM) na cidade de Guarulhos será palco da I Jornada Respiratória para Atenção Primária, que será realizada entre os dias 17 e 18 de agosto, com foco no tema “O cuidado Integral da Pessoa com Doença Respiratória Crônica: Desafios e Necessidades do Mundo Real”. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial do evento: https://goo.gl/9VA8ygMembros adimplentes da SBMFC, APMFC e APM têm desconto exclusivo.

Organizado pelo Grupo de Trabalho de Problemas Respiratórios da SBMFC, o evento terá discussão de assuntos como Impacto das Doenças Respiratórias Crônicas na Saúde Pública e o Papel da APS na Prevenção e Controle das DRC, Diretrizes para o Cuidado das Condições Crônicas, rinite alérgica, Tosse Crônica, DPOC, Espirometria, Asma, Pneumonia, entre outros assuntos.

"As doenças respiratórias crônicas e o tabagismo  representam  um fardo para a sociedade e para a saúde pública. A atenção primária é o principal caminho para uma atenção eficaz,  capaz  lidar com a carga global dessas doenças  oferecendo uma maneira econômica e apropriada de abordar o impacto global da doença respiratória crônica, diante disso, elaboramos a I Jornada de Problemas Respiratórios e Tabagismo  para fortalecer a atenção primária  na prevenção e controle dessas doenças", explica Sônia Martins, coordenadora do GT de Problemas Respiratórios da SBMFC.

 

Paralelo às atividades da jornada, o I Encontro Luso-Brasileiro de Grupos de Trabalhos Respiratórios: GRESP Brasil & GRESP Portugal também será realizado no mesmo local e data. O evento ainda tem o apoio da Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (APMFC), Associação Paulista de Medicina – Regional Guarulhos, Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar – APMG, Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Aliança Global para Controle da Asma no Brasil (GINA), Aliança Global para o Controle do Tabagismo (ACT), Telessaúde RS, Unimed Guarulhos e Vídya Consultoria e Prestação de Serviços Médico, entre outros parceiros.