I Jornada de Problemas Respiratórios e Tabagismo para APS tem balanço positivo, com mais de 130 participantes

27 de agosto de 2018

Entre os dias 17 e 18 de agosto, a Associação Paulista de Medicina – regional Guarulhos recebeu palestrantes nacionais e internacionais para discutir sobre os problemas respiratórios de maior incidência na população e a resolutividade da Atenção Primária sobre a demanda. O evento organizado pelo Grupo de Trabalho de Problemas Respiratórios da SBMFC contou com a presença de 136 participantes. Ainda, o I Encontro Luso-brasileiro de Problemas Respiratório foi realizado nos mesmos dias e local. Além de apresentação de experiências com resultados positivos em Apoio Matricial em Saúde Respiratória realizadas por membros do GT no município de São Bernardo do Campo e Pindamonhangaba.

 

“Tivemos participação de profissionais de várias regiões do país, inclusive, durante o evento houve abertura de ampliação do GT em Rondônia, Recife e Goiânia. Com o sucesso dessa primeira jornada, pretendemos um curso de imersão em nível avançado para 2019 e atividades durante o Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade em julho do mesmo ano”, explica Sônia Martins, coordenadora do GT de Problemas Respiratórios da SBMFC.  

Na mesa de abertura do evento, estiveram presentes Barbara Barreiros, diretora do departamento de residência da SBMFC, representando a entidade, Izaura Coelho, representando a Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (APMFC), uma das apoiadoras da jornada, Fabiana Fonseca, presidente da APM – regional Guarulhos, Jaime Correia Souza do Primary Care Respiratory Group (IPCRG), com moderação de Rafael Stelmach, do GINA no Brasil.

Durante os dois dias de discussão e apresentação de casos, temas como impacto das doenças respiratórias crônicas na saúde pública e o papel da APS na prevenção e controle das DRC; atendimento a doenças alérgicas na escola; DPOC em pacientes hipertensos; Novas tecnológicas para a rinite alérgica; asma em antes e depois dos seis anos; espirometria na APS, entre outros.