Comissão irá elaborar propostas para Plano de Carreira no SUS

24 de setembro de 2010

Foi instituída pelo Ministério da Saúde em 15 de setembro uma Comissão Especial para Elaboração de Proposta do Plano de Carreira do SUS que tem por objetivo discutir os principais pontos a serem solucionados para estimular profissionais da Saúde a atuarem em locais onde há carência na atenção básica, como nas regiões de difícil acesso, nas áreas rurais, periféricas ou com altos índices de violência. Composta por entidades representativas e por três esferas governamentais, a Comissão terá 90 dias para elaborar as propostas.

Presente na primeira reunião da comissão, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, chamou a atenção para a escassez de especialistas, em especial nas Equipes Saúde da Família (ESF), ressaltando inclusive que para a prevenção de doenças e promoção à saúde, essas equipes são fundamentais, pois visitam regularmente as casas das pessoas ou as recebem nos postos de saúde. O ministro também relatou aos presentes serem insuficientes proposições apenas de maiores salários, sendo necessário atentar para aspectos como isolamento, solidão e desamparo.

Estes pontos são salientados pelos médicos há anos. Inclusive, consta no Manifesto dos Médicos à Nação, documento elaborado durante o XII Encontro Nacional de Entidades Médicas (ENEM), em que os especialistas reivindicam, entre outras coisas, uma política de interiorização por meio da carreira de Estado do Médico (leia item 6 do Manifesto). O presidente da SBMFC, Gustavo Gusso e outros membros da entidade, participaram das discussões neste encontro, realizado no mês de julho, em Brasília.

*acesse nota publicada pelo MS