Workshop Ciap debate conceitos de SOAP, motivo de consulta e episódio de cuidado

22 de dezembro de 2011

Nos dias 16 e 17 de dezembro a SBMFC realizou o workshop “Vivenciando um Registro Médico Orientado para o Problema e Baseado em Episódio – com ênfase em Lista de Problemas, SOAP e Episódio de Cuidado”.

Dirigido pelo presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, pelo coordenador do Grupo de Trabalho (GT) de Classificações e Prontuário Eletrônico da Sociedade, o MFC Gustavo Landsberg, que atualmente reside na Espanha, pela da holandesa Inge Okkes, o workshop contou com a presença de mais de 40 pessoas de vários lugares do Brasil, ocasião em que foram debatidos os conceitos de SOAP, motivo de consulta e episódio de cuidado.

Os participantes receberam um treinamento prático em codificação utilizando CIAP-2, a partir de casos clínicos e roleplays. Houve, ainda, uma demonstração do software TranHis – um dos mais sofisticados do mundo, desenvolvido pelos pesquisadores Inge Okkes e Henk Lambert em um projeto da Universidade de Amsterdam. Este software estará disponível em Português para pesquisa.

 

Leia também: Entrevista com Gustavo Landsberg à SBMFC News antes da realização do encontro na qual o médico de família fala dos objetivos do encontro e de suas expectativas.