Tratado de Medicina de Família e Comunidade

26 de março de 2012

Foi lançado no Brasil em 27 de abril o “Tratado de Medicina de Família e Comunidade – Princípios, Formação e Prática” (Artmed Editora), uma obra elaborada pelo presidente da SBMFC (gestão 2012-12), Gustavo Gusso, pelo presidente da Associação Gaúcha de MFC (AGMFC), José Mauro Ceratti Lopes, com a colaboração de mais de 380 profissionais da Atenção Primária do País e do mundo, entre MFCs e áreas correlatas.

Divido em dois volumes com mais de duas mil páginas, o livro traz em sua primeira parte informações referentes aos princípios da especialidade, ensino, pesquisa e gestão. Já no segundo volume, a abordagem é direcionada às questões práticas, vivenciadas no dia a dia pelas equipes de Saúde da Família. Segundo Gusso, este é um livro único sobre o tema, que traz um panorama da MFC, ESF e APS no Brasil. “Esperamos que o Tratado seja bem recebido por todos aqueles que têm ligação com a APS como uma ferramenta de suporte tanto nos aspectos teóricos quanto práticos”, ressalta o autor.

Convidado a comentar o livro, o médico Carlos Grossmann, preceptor de Medicina Interna da Residência em Medicina de Família e Comunidade do Grupo Hospitalar Conceição e Pós-graduado em Medicina Interna pelo Providence Hospital, Washington (D.C.), descreveu da seguinte forma o material. “As obras nacionais de que dispúnhamos não tinham a abrangência teórica e prática deste novo lançamento. Esta é, a meu ver, a importante lacuna que passa a ser preenchida por este magnífico Tratado”.

Dentre os temas estão os sintomas e problemas frequentes da população; prevenção quaternária; como prescrever ou ‘desprescrever’ medicamentos; como lidar com pacientes hiperutilizadores; MFCs em cenários específicos, como favelas e áreas rurais; entre outros. Do cenário internacional, o Tratado conta com as contribuições de Barbara Starfield (in memória), Marc Jamoule, Juan Gérvas, Iona Heath e Trisha Greenhalgh, que escreveram capítulos especialmente para o livro.

O Tratado é indicado a fazer parte da bibliografia de residências de MFC, graduações de medicina, bem como ser um livro presente nos centros de saúde de todo o País. O lançamento oficial no País aconteceu durante o III Congresso Sul-Brasileiro de MFC, realizado em Florianópolis (SC), dias 26 a 28 de abril, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Serviço:
Tratado de Medicina de Família e Comunidade – Princípios, Formação e Prática – Vol. I e II
Editora: Artmed (Grupo A) – editora oficial da SBMFC
* Dowload da capa do livro para divulgação