Santa Marcelina inaugura graduação em Medicina com foco em MFC

16 de agosto de 2012

No dia 1º de agosto foi inaugurado o curso de medicina da Faculdade Santa Marcelina. Na ocasião, foi celebrada uma missa e, em seguida, a abertura oficial com a presença de diversas autoridades, entre eles o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales, representando o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o ex-ministro da saúde, Adib Jatene.

Para Mozart Sales, “Adotar essa especialidade (MFC) de forma fixa, é ir de encontro com as necessidades da atenção básica por profissionais com essa estrutura, uma vez que no Brasil temos atualmente 72% das vagas de residência em MFC ociosas”, finalizou. Em seu discurso, Jatene pediu aos egressos uma visão mais humana da medicina. “Atualmente os cursos ensinam a cuidar de doenças e não de pessoas, por isso, fico feliz em ver o início de um curso voltado para o atendimento às pessoas”.

A graduação nasce com o objetivo de se tornar referência, uma vez que é a primeira entre universidades e faculdades particulares a ter em sua grade curricular disciplinas voltadas para a APS, a MFC e a ESF.

Integram o corpo docente os MFCs Irmã Monique Bourget, Gustavo Gusso, ambos ex-presidentes da SBMFC e o diretor da Associação Paulista de MFC (APMFC), Paulo Fontão.

Gusso, que será coordenador da área de Atenção Primária do curso, ressalta a infraestrutura que os alunos terão a disposição. “É um curso que começa com um hospital bem organizado e com uma PSF de quase 250 equipes de médicos de família ao redor. Ou seja, é uma faculdade que vai ter um currículo muito voltado pra atenção primária, e para a MFC e que será muito importante para nós como modelo”, afirmou Gusso. Por fim, o também MFC e diretor da APMFC, Paulo Fontão falou sobre a importância da criação de um curso que segue os países mais desenvolvidos como Canadá, Inglaterra, Dinamarca e Espanha que atuam pelo fortalecimento da especialidade. “É um curso que nasce olhando para o futuro”.

Ministro da Saúde profere a Aula inaugural 


Na sexta-feira, 3/8, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, proferiu aula magna para os 50 alunos da primeira turma do curso de medicina da FASM. Padilha destacou que a formação de novos médicos e sua fixação em áreas mais carentes é um dos grandes desafios do Brasil, por isso a relevância desta graduação na Zona leste de São Paulo, região carente onde vivem quase 4 milhões de pessoas. 

Sobre o Santa Marcelina

O Hospital Santa Marcelina foi inaugurado em Itaquera há 50 anos e atualmente é referência no estado de São Paulo em diversas áreas. É o único de alta complexidade da Zona Leste e dedica 87% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e é responsável, como organização social, pela gestão de 58 unidades Básicas de Saúde e 15 unidades de Atendimento Médico Ambulatorial municipais, além de ter ao seu redor cerca de 250 Equipes de ESF.

Essa infraestrutura capacita seu curso de medicina como o primeiro particular a de dedicar a disciplinas como gestão da saúde, medicina de família e comunidade, medicina baseada em evidência e estratégias de humanização do atendimento. Além da inserção dos alunos no Programa Saúde da Família durante toda a formação.