III Congresso Paranaense de MFC discute saúde e o fim da vida

13 de novembro de 2012

Sob organização da Associação Paranaense de Medicina de Família e Comunidade (APRMFC) com o apoio da Sociedade Brasileira de MFC, será realizado em Curitiba entre os dias 7 e 9 de dezembro, o III Congresso Paranaense de Medicina de Família e Comunidade (CPRMFC).

De acordo com o presidente do Congresso, Bruno Tannus, apesar dos recentes investimentos, tanto do Estado quanto dos municípios, em atenção primária ainda faltam políticas públicas que valorizem o profissional. “Apesar dos avanços o investimento nos médicos ainda precisa ser melhorado, especialmente através de ação da carreira e da formação específica em medicina de família e comunidade. Temos exemplos de cidades passos importantes nesse sentido, vinculando seus médicos, contratados para atuar nas unidades de saúde, a um programa de especialização”, ressalta Tannus.

Tannus conta ainda que o objetivo do congresso é abordar o manejo das principais e mais prevalentes condições crônicas relacionadas ao tema central, que é a condição de saúde de pessoas no fim da vida. E, além de ricos debates clínicos sobre o tema, pretende também fomentar discussões antropológicas e filosóficas acerca de questões ainda controversas, a citar a experiência da morte e seu impacto nas famílias, e como os profissionais de saúde que atuam na atenção primária à saúde devem se preparar para lidar com essas situações. “Será dado especial enfoque ao trabalho multidisciplinar em atenção primária à saúde, destacando-o como ferramenta importante para fornecer o melhor cuidado aos pacientes com problemas crônicos e às suas famílias, bem como ao papel do MFC como coordenador desse processo de integração entre os membros da equipe de saúde”, explica.

O III CPRMFC espera contar com um público em torno de 200 participantes, entre paranaenses e profissionais de outros estados. As inscrições com desconto vão até o dia 30 de novembro. Já os interessados em enviar seus trabalhos, têm até o dia 23 de novembro.
Para saber mais, acesse site do encontro.