Troca de experiências marcou o Wonca Europeu

14 de julho de 2014

O 19th Wonca Europe Conference, realizado em Lisboa, Portugal, terminou e deixou resultados positivos para a MFC. O tema “Novas Rotas para Medicina Geral e Familiar” conduziu apresentações e discussões sobre inovação nos cuidados primários, nova geração de médicos de família, atenção integral e personalizada, e gestão do conhecimento.

A médica de família e comunidade, Cristina Pereira, disse que o congresso foi uma ótima oportunidade para conhecer e entrar em contato com médicos de família de todo o mundo. “Apesar de o congresso ser europeu, estavam presentes médicos de 73 países. A especialidade vem crescendo em todo o mundo e é cada vez mais importante para a saúde das populações”, avaliou. A MFC destacou ainda a palestra de Michael Kidd, sobre Innovation in GP/FM and Primary Care. “Foi inspirador. O auditório estava lotado e todos esperaram até o fim da palestra, que foi muito aplaudida”, conta.

Para Cristina, outro destaque foi o Wonca Environmental Working Party. “Experiências de médicos de família ao redor do mundo relacionadas ao meio ambiente foram compartilhadas. As alterações climáticas cada vez mais vão afetar a saúde das populações e os médicos de família tem um papel importante, tanto para cuidar da saúde quanto para envolver as comunidades em soluções que diminuam as alterações climáticas”, ressaltou.

A SBMFC esteve presente no congresso divulgando o próximo Wonca, que será no Rio de Janeiro em 2016.