SBMFC divulga Currículo Baseado em Competências

6 de abril de 2015

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) divulga o Currículo Baseado em Competências, que busca servir de guia para os programas de residência na especialidade no País, assim como nos futuros processos de certificação de especialistas realizados pela SBMFC. Ele pode e deve ser relativizado para a realidade local e não há restrição quanto a sua utilização para a elaboração de currículos complementares a serem adotados por cada programa de residência, se assim se fizer necessário.

O currículo é resultado de uma oficina realizada em abril de 2014 com a presença de um grupo de consultores canadenses, vinculados à Universidade de Toronto, e um grupo de especialistas brasileiros com atuação na formação de médicos de família e comunidade. O produto dessa oficina passou por revisão de conteúdo no formato Delphi, sendo compilado, organizado e padronizado em formato de planilhas divididas por campos e áreas de competência. 
 
O material resultante da oficina e das revisões foi disponibilizado ao público e colocado em consulta durante todo o mês de dezembro de 2014. Em fevereiro de 2015 foi realizado um painel com especialistas com experiência em formação médica em MFC. O Painel foi responsável por avaliar as contribuições decorrentes da consulta pública, fazer a revisão final do material e padronizar a linguagem utilizada.
 
Respostas à Consulta Pública
 
Currículo Baseado em Competências