Experiência da reforma da APS de Curitiba é tema em mesa redonda

9 de julho de 2015

A mesa redonda “Experiências Exitosas de APS no Brasil – Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis” foi realizada na manhã de hoje, 9 de julho, no 13º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. “Curitiba tem investido e está no processo de reformulação de seu sistema, priorizando o MFC nas equipes”, ressaltou Thiago Trindade, que coordenou a atividade e é presidente da SBMFC.

O MFC César Monte Serrat Titton, superintendente de Atenção à Saúde de Curitiba, esteve presente para dividir a experiência com os congressistas. “Curitiba teve várias experiências de referência na Atenção Primária. Mais recentemente a discussão está sendo focada em discutir uma APS acessível para não ter o papel de atenção aguda só nas Unidades de Pronto Atendimento”, afirmou.

Titton colocou que a cidade está organizando os modelos de atenção à saúde com foco no acesso, humanização, integralidade e resolutividade, tendo a Atenção Primária à Saúde como principal porta de entrada e ordenadora do sistema.

“Nos últimos dois anos temos discutido também vínculo, carteira de serviço e frentes na coordenação do cuidado, particularmente com o Telessaúde na neurologia adulto e com a discussão da regulação com profissionais do NASF ou com outros profissionais especializados fazendo consultoria”, concluiu Titton.