Medicina de Família e Comunidade é tema do 12º Congresso Internacional da Rede Unida, em Campo Grande

22 de março de 2016

 Evento acontecerá entre os dias 21 e 24 de março com foco na discussão das necessidades elementares para o fortalecimento do SUS e da Sociedade

Entre os dias 21 e 24 de março será realizado o 12º Congresso Internacional da Rede Unida, com foco nas necessidades elementares para o fortalecimento do SUS e da sociedade com discussão de diversos temas na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande – Mato Grosso do Sul.  A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade estará presente com a contribuição do presidente Thiago Trindade, que participará de atividades na área de Atenção Primária à Saúde.

“É um congresso em vista da saúde pública bem ampliado que envolve vários gestores e professores e o papel de muitos profissionais da área de saúde coletiva como os sanitaristas, além dos médicos de família que estão muito envolvidos nesse processo”, explica Trindade.

O presidente da SBMFC terá participações nas discussões do dia 22 nas atividades: Formação para Atenção Básica: graduação e residências (Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional), das 10h30 às 12h30; e na “Távola institucional (Trabalho): O que há de especial no médico generalista? A clínica e o cuidado necessários à atuação na atenção básica”, das 15h30 às 17h30.

Quem é o médico de família e comunidade (MFC)?

 

A medicina de família e comunidade é uma especialidade médica, assim como a cardiologia, neurologia e ginecologia. O MFC é o especialista em cuidar das pessoas, da família e da comunidade no contexto da atenção primária à saúde. Ele acompanha as pessoas ao longo da vida, independentemente do gênero, idade ou possível doença, integrando ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Esse profissional atua próximo aos pacientes antes mesmo do surgimento de uma doença, realizando diagnósticos precoces e os poupando de intervenções excessivas ou desnecessárias. 

 

É um clínico e comunicador habilidoso, pois utiliza abordagem centrada na pessoa e é capaz de resolver pelo menos 90% dos problemas de saúde, manejar sintomas inespecíficos e realizar ações preventivas. É um coordenador do cuidado, trabalha em equipe e em rede, advoga em prol da saúde dos seus pacientes e da comunidade. Atualmente há no Brasil mais de 3.200 médicos com título de especialista em medicina de família e comunidade.

Serviço:

Evento: 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Data: 21 a 24 de março de 2016

Local: Universidade Católica Dom Bosco – Avenida Tamandaré, nº 6.000 – Jardim Seminário – Campo Grande, no Mato Grosso do Sul

Programaçãohttp://papers.redeunida.org.br/congresso2016/programacao/diaria/