Contato: gtsexualidade@sbmfc.org.br.
Coordenadora: Renata Vieira
Objetivo: ser um espaço de discussão, produção de conhecimento e de apoio em relação às questões que envolvem sexualidade, diversidade e direitos no âmbito da Atenção Primária à Saúde para os sócios da SBMFC e pessoas interessadas no tema.
Atenção Primária à Saúde quebrando tabus: memorial do I Seminário de Sexualidade e Diversidade da SBMFC. Publicação na Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, disponível em: 1821-Texto do artigo-12399-1-10-20191231
Artigos para leitura sobre Dia da Visibilidade Lésbica 2020:
Matéria Le Monde Diplomatique
Sociabilidade favelada: experiências de lesbianidades na Maré
Artigos:
TRAJETÓRIAS DE MULHERES NEGRAS LÉSBICAS
Escopo de atuação do GT Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos:
-
Catalogar as iniciativas de trabalho que envolvam questões de Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos na assistência, pesquisa, extensão e ensino no âmbito da APS e da MFC no Brasil e no mundo.
-
Colaborar com a SBMFC na elaboração de notas, matérias, materiais de apoio, artigos e demais formatos, para informação da sociedade em geral e profissionais da APS.
-
Propor e elaborar em parceria com a diretoria e apoio da SBMFC espaços de debate e de educação continuada com MFCs e demais profissionais de APS.
-
Representar a SBMFC tanto nacional quanto localmente na interação com mídia nos assuntos que são de interesse e estudo do GT.
-
Interagir com os demais GTs e com a diretoria da SBMFC para que as questões relacionadas a Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos possam ser pautadas como temáticas transversais na APS de modo geral.
-
Identificar MFCs LGBTis que possam precisar de apoio para o pleno desenvolvimento de suas atividades profissionais.
-
Apoiar as Associações Estaduais de MFC, filiadas à SBMFC, e seus sócios, no desenvolvimento de atividades de assistência, ensino e pesquisa que envolvam questões de Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos ou outros, sob a ótica da equidade de gênero e dos direitos humanos.
-
Fomentar a discussão da temática nos eventos oficiais da SBMFC e suas regionais
Materiais:
Protocolo para o atendimento de pessoas transexuais e travestis no município de São Paulo. Disponível em: https://bit.ly/30MV9b5.