Legislação anti-fumo e hospitalizações para asma infantil

Estudos anteriores mostraram que após a adoção de vasta legislação antifumo, houve uma redução nos sintomas respiratórios dentre os trabalhadores em bares. O propósito deste estudo feito por autores do RU era determinar se a proibição do fumo em locais públicos na Escócia, que foi iniciado em março de 2006, influenciou a taxa de admissões hospitalares para asma infantil. Dados administrativos de rotina do hospital foram usados para identificar todas as admissões hospitalares para asma na Escócia de janeiro de 2000 até outubro de 2009 dentre crianças com menos de 15 anos de idade. Um modelo de regressão binominal negativo foi ajustado, com o ajuste da idade do grupo, sexo, quintil de status sócio-econômico, residência urbana ou rural, mês e ano. Testes para interações também foram feitos.

Eles descobriram: "Antes da legislação ser implementada, as admissões por asma foram aumentado a uma taxa média de 5.2% por ano. Após a implementação da legislação, houve uma redução media na taxa de admissões de 18.2% por ano relativa a taxa em 26 de março de 2006. A redução era aparente entre as crianças tanto do pré-escolar quanto do primário. Não houveram interações significativas entre as admissões hospitalares para asma e o grupo etário, sexo, residência urbana ou rural, região, ou quintil de status sócio-econômico."

Os autores concluíram que: "Na Escócia, a implementação da legislação anti-fumo em 2006 foi associada à subsequente redução na taxa de doenças respiratórias em populações além daquelas que sofrem de exposição ocupacional à fumaça do tabaco do ambiente.”

Maiores provas dos benefícios da legislação anti-fumo.

Para o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med 363:1139-1145, 16 Setembro de 2010 © 2010 para a Massachusetts Medical Society
Legislação anti-fumo e hospitalizações por causa de asma infantil.. Daniel Mackay, Sally Haw, Jon G. Ayres, Colin Fischbacher, and Jill P. Pell. Correspondência para Dr. Pell: j.pell@clinmed.gla.ac.uk

Categoria: R. Respiratória. Palavras-chave: tabaco, legislação antifumo, asma infantil, hospitalizações, estudo empírico retrospectivo, journal watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postado no Global Family Doctor 5 de Outubro de 2010