Comitiva brasileira participa do Wonca 2018

19 de outubro de 2018

A SBMFC participa da 22ª WONCA World Conference of Family Doctors (Wonca 2018), representada pelo presidente Daniel Knupp e pela secretária-geral Patrícia Chueiri, além de outros brasileiros que integram a comitiva como Maria Inez Padula, presidente CIMF, gestão 2016-2018, Thaís Bandeira, presidente da Waynakay, grupo de jovens médicos de família e comunidade, Marcelo Gonçalves, do Rio Grande do Sul e Rita Borret e Murilo Sarno, membros do GT de Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos da SBMFC.

O evento acontece na Coreia do Sul, entre os dias 17 e 21 de outubro com o tema Primare Care in the future: professional excellence. Porém, as atividades tiveram início dia 13, com a com a reunião dos membros da CIMF e se seguiram de 14 a 16 com a reunião do Conselho da WONCA, durante a qual ocorreram as votações para os representantes da diretoria e para a sede do congresso de 2022.

A nova diretoria da Wonca para o biênio 2018-2020 é composta por:

Presidente : Donald Li

Presidente eleita: Anna Stavdal

CEO: Garth Manning

Presidentes regionais:

WONCA CIMF: Jacqueline Ponzo

WONCA Africa: Shabir Moosa

WONCA North America: Marvin Reid

WONCA Asia-Pacific: Meng-Chih Lee

WONCA South Asia: Raman Kumar

WONCA EMR: Jinan Usta

WONCA Europe: Mehmet Ungan

Members at Large:

Pratyush Kumar

Viviana Martinez-Bianchi

Valerie Wass

Representante dos Jovens Médicos:

Ana Nunes Barata

Special guest:

Richard Roberts

No dia 16, foram realizadas reuniões do conselho para representantes das sociedades de médicos de família de todo mundo e também de grupos de trabalho, que aproveitaram a ocasião para se encontrarem presencialmente e discutirem assuntos com de acordo com cada tema.

Knupp participou do Grupo de Trabalhou sobre Prevenção Quaternária da Wonca, realizada dia 17. “O grupo de P4 começou com uma introdução enviada por vídeo pelo Marc Jamoulle. Na sequência fizemos um levantamento do que se produziu sobre P4 de 2016 para cá (congressos, cursos, oficinas em congressos, grupos fundados, etc). Depois passamos para a discussão de estratégias para o grupo em quatro áreas: como difundir a P4, como ensinar, como pesquisar e como aplicar?”, comenta.

Patrícia participou da reunião sobre do grupo de qualidade e segurança do paciente. “A reunião foi excelente, tivemos una apresentação do grupo e do seu planejamento para o próximo biênio (18/20), acredito que o Brasil vai poder colaborar com experiência locais de qualidade e segurança do paciente. Tema que queremos levar para o próximo congresso brasileiro de MFC”. Ainda sobre o Wonca, Patrícia reforça que está muito interessante, como acontece na Ásia proporciona troca de conhecimento/experiência entre países que em geral não temos contato mas que tem desafios semelhantes. “Além disso, ele acontece em um momento importante, véspera da reunião da OMS, para revisão da Alma Ata, é importante que a MFC apareça na nova declaração. E aqui é um espaço de fortalecimento da especialidade”.

A última edição da conferência mundial de médicos de família e comunidade aconteceu no Brasil, em 2016, organizada pela SBMFC, em parceira com a Wonca. Como país-sede da 21ª edição, nosso país recebeu mais de cinco mil participantes de mais de 180 países. Na ocasião, muitos especialistas internacionais puderam conhecer o modelo de APS brasileira, principalmente a carioca, ao visitar as clínicas da família. Em 2022, a sede do Wonca será na Austrália, um dos países referência em APS.