Bupropiona e terapia de comportamento cognitivo para mulheres fumantes preocupadas com o peso

Estes autores dos EUA publicaram anteriormente que a terapia de comportamento cognitivo para preocupações com o peso relacionadas ao fumo (CONCERNS – PREOCUPAÇÕES) aumenta as taxas de cessação. Aqui eles relatam seu estudo da combinação de CONCERNS e terapia com bupropiona para aumentar a abstinência em mulheres fumantes preocupadas com o peso. Eles conduziram um estudo clínico randomizado, duplocego, controlado com placebo, em que mulheres preocupadas com o peso (n = 349; 86% brancas) receberam aconselhamento de cessação do fumo e as randomizaram em 1 de 2 componentes adjuntos ao aconselhamento: CONCERNS ou PADRÃO (tratamento padrão para cessação com discussão adicional de tópicos sobre o fumo mas sem foco específico no peso), e 1 de 2 condições medicamentosas: liberação sustentada de cloridrato de bupropiona (B) ou placebo (P) por 6 meses.

Eles descobriram que: "As mulheres no grupo CONCERNS + B tiveram taxas mais altas de abstinência (34,0%) e maior tempo até a recaída do que aquelas nos grupos PADRÃO + B (21%) ou CONCERNS + P (11,5%) em 6 meses, embora as taxas de abstinência prolongada nos grupos CONCERNS + B e PADRÃO + B não tenha sido estatisticamente diferente em 12 meses. As taxas de abstinência e duração não foram diferentes no grupo PADRÃO + B (21% e 19%) comparado ao grupo PADRÃO + P (10% e 7%) em 6 e 12 meses, respectivamente. Não houve diferenças entre mulheres abstinentes no ganho de peso ou preocupações com o peso no pós-cessação, embora PADRÃO + B tenha produzido maiores diminuições na abstinência de nicotina e sintomas depressivos do que PADRÃO + P."

Os autores concluíram que: "Mulheres fumantes preocupadas com o peso recebendo a combinação de CONCERNS + B tinham mais chances de manter a abstinência. Este efeito não foi relacionado a diferenças no ganho de peso ou mudanças na preocupação com o peso no pós-cessação."
 

A conclusão dos autores não é bem defendida por seus próprios dados, que mostraram que não há uma diferença estatisticamente significativa entre as taxas de abandono do cigarro em um ano entre os grupos que receberam bupropiona com e sem a intervenção comportamental (CONCERNS).

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 170(6):543-550, 22 de março de 2010 © 2010 to the American Medical Association

Bupropion and Cognitive Behavioral Therapy for Weight- Concerned Women Smokers. Michele D. Levine, Kenneth A. Perkins, Melissa A.

Kalarchian, et al. Correspondências para Dr. Levine: Levinem@upmc.edu
Categoria: Z. Problemas Sociais, P. Psicológico. Palavras-chave: cessação do fumo, mulheres, ganho de peso, bupropiona, terapia de comportamento cognitivo, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 6 de abril de 2010