Injeções de Toxina Botulínica Tipo A pode ser capazes de impedir enxaqueca (imposiva e ocular)

A toxina botulínica tipo A (BTX) é usada profilaticamente para reduzir a frequência de dores de cabeça por enxaqueca, com respostas inconsistentes relatadas na literatura. O objetivo deste estudo foi determinar se as injeções de BTX em doses usadas para propósitos cosméticos na parte superior da face, que diferem das doses tipicamente usadas por especialistas em cefaleia, poderiam impedir as enxaquecas implosivas e oculares, mas não as explosivas. Os participantes do estudo foram recrutados entre pacientes que haviam recebido ou planejavam receber injeções de BTX para propósitos cosméticos na parte superior da face mas também relataram sofrer de enxaquecas.

Entre os 18 pacientes que completaram o estudo, a maioria dos que sofriam de enxaquecas implosivas e oculares experimentaram uma redução significativa na freqüência das dores de cabeça, enquanto aqueles com enxaqueca explosiva de forma geral não o fizeram.

Os pesquisadores concluíram que: "Nosso estudo apoia a hipótese de que pacientes com enxaquecas implosivas ou oculares são mais responsivos à BTX do que aqueles com enxaquecas explosivas. Injeções de BTX em doses apropriadas para propósitos cosméticos podem ser suficientes para impedir ataques de enxaqueca."

Um pequeno e interessante estudo com algumas questões metodológicas. Os subgrupos de enxaqueca demandarão definições mais precisas.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Dermatol fevereiro de 2010;146(2):159-163 © 2010 Associação Médica Americana Predicting Migraine Responsiveness to Botulinum Toxin Type A Injections. Christine C. Kim, Megan M. Bogart, Sue Ann Wee et al.

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: previsão, enxaqueca, responsividade, botulina Tipo A, injeções, estudo de coorte, observação de revistas.
Sinopse editada pelo Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 9 de abril de 2010