Limitando as infecções hospitalares por MRSA

Estes autores franceses descrevem os resultados de um programa voltado a limitar a carga de Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), programa este lançado em 1993. Ele se baseia em vigilância ativa e passiva, precauções de barreira, treinamento, e feedback. Este programa, apoiado pelo forte envolvimento da instituição, foi reforçado em 2001 por uma campanha promovendo o uso de soluções de base alcoólica para higiene das mãos (ABHR). Um estudo observacional da taxa de MRSA foi prospectivamente realizado de 1993 em diante.

Eles descobriram que: "Houve uma diminuição progressivo significativa na carga de MRSA (-35%) de 1993 a 2007, seja registrado segundo a proporção (expressa em porcentagem) de MRSA dentre as cepas de S aureus (41,0% para 26,6% no geral; 45,3% para 24,2% em culturas de sangue) ou na incidência de casos de MRSA (0,86 para 0,56 por 1000 dias hospitalares). A carga de MRSA diminuiu de forma mais marcada nas unidades de tratamento intensivo (-59%) do que nas alas cirúrgicas (-44%) e médicas (-32%). O uso de soluções de ABHR (em litros por 1000 dias hospitalares) aumentou gradativamente de 2 L para 21 L (para 26 L em hospitais de tratamento agudo e para 10 L em hospitais de reabilitação e tratamento de longo prazo) após a campanha."

Os autores concluíram que: "Uma redução sustentada da carga de MRSA pode ser obtida na escala de uma grande instituição hospitalar com altas taxas de MRSA endêmico, contanto que um programa intensivo seja mantido por um longo período."

É útil saber da magnitude de efeito desses programas.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 170(6):552-559, 22 de março de 2010 © 2010 to the American Medical Association Curbing Methicillin-Resistant Staphylococcus aureus in 38 French Hospitals Through a 15-Year Institutional Control Program. Vincent Jarlier, David
Trystram, Christian Brun-Buisson, et al. Correspondências para Dr. Jarlier: vincent.jarlier@psl.aphp.fr

Categoria: HSR. Pesquisa de Serviços Médicos. Palavras-chave: Staphylococcus aureus resistente à meticilina, MRSA, infecções hospitalares, prevenção, estudo observacional, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 6 de abril de 2010