Questões na discussão da vacinação para HPV

A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) foi por vezes controversa, devido á natureza sexualmente transmissível do vírus e sua ligação com o câncer cervical. Apesar disso, alguns países, tais como o Reino Unido, possuem programas de imunização estabelecidos. Estes pesquisadores britânicos buscaram explorar as visões dos clínicos gerais e enfermeiros sobre a vacinação para HPV usando entrevistas qualitativas semiestruturadas.

Os pesquisadores relatam que: "O tema prevalente dos novos desafios de comunicação foi identificado e eles não estavam relacionados às atividades de (i) explicar, (ii) consentir e (iii) gerenciar conflitos entre pais e seus filhos com respeito a decisões de vacinação. Foi enfatizada a importância de as decisões serem totalmente informadas e foi expressada preocupação sobre a adequação das informações fornecidas a meninas e seus pais na escola. Permanece ambíguo se o consentimento seria dado pelos pais ou pela criança e como potenciais desacordos poderiam ser gerenciados. Os participantes consideraram apropriado oferecer a vacina sem consentimento dos pais se outros critérios, tais como avaliação de competência, forem atendidos."

Os autores concluíram que: "O sucesso do programa nacional de imunização dependerá da superação dos desafios de oferecer explicações para garantir que os indivíduos compreendam os benefícios potenciais da vacinação para HPV. A assistência primária pode cumprir um importante papel, mas este estudo sugere que há questões fundamentais que demandam maior esclarecimento."

Este estudo destaca alguns dos desafios de comunicação próprios em se lidar com a administração da vacina do HPV.

Para o artigo completo, clique aqui.

Family Practice 27(2):224-229, Abril de 2010 © 2010 Brown et al. Communication challenges of HPV vaccination. Elizabeth C F Brown, Paul Little and Geraldine M Leydon. Correspondências para Elizabeth C F Brown: elizabeth.brown5@nhs.net

Categoria: HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: papilomavírus humano, HPV, vacinação, explicação, conflitos, consentmento, pesquisa qualitativa, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 6 de abril de 2010