Tratamento com rifaximina para impedir a encefalopatia hepática

A eficácia da rifaximina, um antibiótico minimamente absorvido, é bem documentada no tratamento da encefalopatia hepática aguda. Estes autores dos EUA conduziram um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado com placebo para determinar a eficácia da rifaximina como tratamento preventivo. Eles inscreveram randomicamente 299 pacientes que estavam em remissão para encefalopatia hepática recorrente resultante de doença crônica do fígado para receber rifaximina, numa dose de 550 mg duas vezes ao dia (140 pacientes), ou placebo (159 pacientes) por 6 meses.

Eles descobriram que: "A rifaximina reduziu significativamente o risco de um episódio de encefalopatia hepática, se comparada com o placebo, ao longo de um período de 6 meses (taxa de risco com rifaximina 0,42). Um episódio de avanço da encefalopatia hepática ocorreu em 22,1% dos pacientes no grupo da rifaximina, em comparação com 45,9% dos pacientes no grupo do placebo. Um total de 13,6% dos pacientes no grupo da rifaximina tiveram hospitalização envolvendo encefalopatia hepática, comparados com 22,6% dos pacientes no grupo do placebo, para uma taxa de risco de 0,50. Mais de 90% dos pacientes receberam terapia concomitante com lactulose. A incidência de eventos adversos relatados durante o estudo foi semelhante em ambos os grupos, assim como a incidência de eventos adversos graves."

Os autores concluíram que: "Ao longo de um período de 6 meses, o tratamento com rifaximina manteve a remissão da encefalopatia hepática de forma mais eficaz do que o placebo. O tratamento com rifaximina também reduziu significativamente o risco de hospitalização envolvendo encefalopatia hepática."

Boa evidência para a expansão do uso de rifaximina para impedir a encefalopatia hepática.

Para o artigo completo, clique aqui.

N Engl J Med 362(12):1071-1081, 25 de março de 2010 © 2010 to the Massachusetts Medical Society Rifaximin Treatment in Hepatic Encephalopathy. Nathan M. Bass, Kevin D. Mullen, Arun Sanyal, et al.

Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: rifaximina, antibiótico, encefalopatia hepática, doença do fígado, prevenção, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 6 de abril de 2010