Vacinações de influenza em crianças e adolescentes protegem uma comunidade mais ampla

Crianças e adolescentes podem ter um papel importante na transmissão de influenza, e imunizar esta população pode impedir a transmissão do vírus e proteger aqueles não imunizados. Este grupo de pesquisadores canadenses e da OMS buscou testar esta noção usando um ensaio clínico randomizado por grupos envolvendo 947 crianças e adolescentes canadenses com idades entre 36 meses e 15 anos comparados com mais de 2000 outros membros da comunidade em 49 colônias huteritas em Alberta, Saskatchewan, e Manitoba. As crianças foram separadas randomicamente por colônia de maneira cega para receberem dosagem padrão da vacina trivalente não-ativada para influenza ou da vacina da hepatite A. A infecção por Influenza A e B foi medida usando-se um exame de reação em cadeia da polimerase transcriptase reversa em tempo
real (RT-PCR) e pela medição de títulos de soro de inibição da hemaglutinação.

Os pesquisadores relatam que: "A media da taxa de cobertura da vacina do estudo entre os participantes elegíveis foi de 83% (abrangência, 53%-100%) para as colônias de vacina para influenza e 79% (abrangência, 50%-100%) para as colônias de vacina para hepatite A. Entre os não-recipientes, 39 de 1271 (3,1%) nas colônias de vacina para influenza e 80 de 1055 (7,6%) nas colônias de vacina para hepatite A tiveram influenza confirmada por RT-PCR, para uma eficácia de proteção de 61%. Dentre todos os participantes do estudo (aqueles que foram e aqueles que não foram vacinados), 80 de 1773 (4,5%) nas colônias de vacina para influenza e 159 de 1500 (10,6%) nas colônias de vacina para hepatite A tiveram influenza confirmada por RT-PCR para uma eficácia de proteção geral de 59%.

Não foi observado nenhum efeito adverso grave às vacinas."

Os autores concluíram que: "A imunização de crianças e adolescentes com vacina de influenza não-ativada protegeu significativamente os residentes não-imunizados de comunidades rurais contra influenza."
 

Este estudo defende os benefícios da vacinação contra influenza em crianças e adolescentes para uma população mais ampla.

Para o artigo completo, clique aqui.
JAMA 303(10):943-950, 10 de março de 2010 © 2010 the American Medical Association Effect of Influenza Vaccination of Children on Infection Rates in Hutterite Communities- A Randomized Trial. Mark Loeb, Margaret L. Russell, Lorraine Moss, et al. Correspondências para Mark Loeb: loebm@mcmaster.ca

Categoria: B. Sangue/Mecanismos Imunes. Palavras-chave: influenza, vacina contra influenza, adolescentes, crianças, população não-imunizada, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 9 de abril de 2010