Quanto de exercícios é o suficiente para prevenir o ganho de peso?

A atividade física é com frequência proclamada como uma das chaves para manter boa saúde e controlar o peso. Em 2008, as diretrizes dos EUA recomendavam um mínimo de 150 minutos por semana de atividade de intensidade moderada. Contudo, a quantidade de atividade física necessária para evitar ganho de peso de longo prazo não é clara. Estes pesquisadores dos EUA examinaram a associação entre atividade física e mudanças de peso a longo prazo entre mulheres que consomem uma dieta comum. Eles realizaram um estudo de coorte prospectivo envolvendo 34.079 mulheres saudáveis (idade média, 54,2 anos) entre 1992-2007. Estas mulheres relataram suas atividades físicas e peso corporal em vários momentos ao longo de 13 anos. As participantes foram agrupadas entre as que dedicavam 7,5, 7,5 a menos de 21, e 21 ou mais horas de equivalente metabólico (MET) por semana de atividade em cada relatório.

Os pesquisadores relatam que: "As mulheres ganharam uma média de 2,6 kg ao longo do estudo. Uma análise multivariada comparando mulheres que dedicavam 21 ou mais horas de MET por semana com aquelas que dedicavam 7,5 a menos de 21 horas de MET por semana mostrou que o último grupo ganhou uma média de 0,11 kg ao longo de um intervalo médio de 3 anos, e aquelas dedicando menos de 7,5 horas de MET por semana ganharam 0,12 kg. Houve uma interação significativa com o índice de massa corporal (IMC), de tal forma que houve uma relação dose-resposta invertida entre níveis de atividade e ganho de peso entre mulheres com um IMC de menos de 25 mas sem relação com um IMC de 25 a 29,9 ou com um IMC de 30,0 ou mais. Um total de 4540 mulheres (13,3%) com um IMC abaixo de 25 no início do estudo mantiveram com sucesso seu peso ao ganhar menos de 2,3 kg durante todo o estudo. Seu nível médio de atividade ao longo do estudo foi de 21,5 horas de MET por semana (60 minutos por dia de atividade de intensidade moderada)."

Os autores concluíram que: "Entre as mulheres que consomem uma dieta comum, a atividade física foi associada a menor ganho de peso apenas entre as mulheres cujo IMC era abaixo de 25. Mulheres que obtiveram sucesso em manter o peso normal e ganhar menos de 2,3 kg ao longo de 13 anos tiveram uma média de aproximadamente 60 minutos por dia de atividade de intensidade moderada ao longo de todo o estudo."

O exercício possui vários benefícios, mas este estudo sugere que ele é mais eficaz para manter o peso nas mulheres se desde o começo elas não forem obesas e a quantidade de exercício necessária para fazê-lo tem um excesso de diretrizes atuais.

Para o artigo completo, clique aqui.

JAMA 303(12):1173-1179, 24 de março de 2010 © 2010 a Associação Médica Americana
Physical Activity and Weight Gain Prevention. I-Min Lee, Luc Djoussé, Howard D. Sesso, Lu Wang, e Julie E. Buring.

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: exercício, ganho de peso, mulheres, MET, BMI, estudo de coorte prospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 13 de abril de 2010