Terapia combinada leva a maior remissão da depressão

Neste estudo duplo-cego, os autores dos EUA e Canadá buscaram produzir evidência da superioridade de diferentes combinações de drogas antidepressivas a partir do início do tratamento. Os pacientes (N=105) que correspondiam ao critério DSM- IV para transtorno depressivo maior foram randomicamente apontados para receber, desde o início do tratamento, monoterapia com fluoxetina (20 mg/dia) ou mirtazapina (30 mg/dia) combinada com fluoxetina (20 mg/dia), venlafaxina (225 mg/dia titrada em 14 dias), ou bupropiona de lançamento estendido (150 mg/dia) por 6 semanas. A Escala de Hamilton para Avaliação da Depressão (HAM-D) foi a principal ferramenta de medição.

Eles descobriram que: "A taxa de abandono geral foi de 15%, sem diferenças notáveis entre os quatro grupos. Comparada à monoterapia com fluoxetina, todos os três grupos de combinações tiveram melhorias significativamente maiores na HAM-D. As taxas de remissão (definidas por uma pontuação HAM-D 7 ou menos) foram de 25% para a fluoxetina, 52% para a mirtazapina mais fluoxetina, 58% para mirtazapina mais venlafaxina, e 46% para mirtazapina mais bupropiona. Entre os pacientes que tiveram uma resposta acentuada, a descontinuidade duplo-cega de um agente produziu um relapso em cerca de 40% dos casos."

Os autores concluíram que: "Os tratamentos combinados foram tão bem tolerados quanto a monoterapia com fluoxetina e mais clinicamente eficazes. Os resultados do estudo, que têm a acrescentar num corpo crescente de evidências, sugerem que o uso de combinações de antidepressivos a partir do início do tratamento pode dobrar a probabilidade de remissão comparados ao uso de um medicamento único."

A compensação pela taxa de remissão mais alta foi que todos os grupos da mirtazapina tiveram aumento médio de peso de 2-3 kg durante o estudo de 6 semanas, enquanto a fluoxetina isolada não causou isso.

Para o artigo completo, clique aqui.

Am J Psychiatry 167:281-288, Março de 2010 © 2010 para a Associação Psiquiátrica Americana
Combination of Antidepressant Medications From Treatment Initiation for Major Depressive Disorder: A Double-Blind Randomized Study. Pierre Blier, Herbert E. Ward, Philippe Tremblay, Louise Laberge, Chantal Hébert, e Richard Bergeron.

Categoria: P. Psicológico. Palavras-chave: depressão, monoterapia, terapia combinada, fluoxetina, mirtazapina, venlafaxina, bupropiona, Escala de Hamilton de Avaliação da Depressão, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 13 de abril de 2010