Dutasterida reduz risco de câncer de próstata de baixo grau

Estes autores de vários países conduziram um ensaio controlado randomizado de 4 anos para determinar se a dutasterida reduz o risco de câncer de próstata incidental, como detectado por biópsia, entre homens que estejam em risco aumentado para a doença. Eles compararam a dutasterida numa dose de 0,5 mg diários com placebo. Os homens eram elegíveis para inclusão no estudo se tivessem entre 50 e 75 anos de idade, tivessem um nível de antígeno específico da próstata (PSA) de 2,5 a 10,0 ng por milímetro, e tivessem tido uma biópsia de próstata negativa (6 a 12 núcleos) dentro de 6 antes do recrutamento. Os indivíduos se submeteram a biópsia de 10 núcleos trans-retal guiada por ultrassom em 2 e 4 anos.

Eles descobriram que: "Dentre 6729 que se submeteram a biópsia ou cirurgia de próstata, o câncer foi detectado em 659 dos 3305 homens no grupo da dutasterida, comparados a 858 dos 3424 homens no grupo do placebo, representando uma redução relativa do risco com dutasterida de 22,8% ao longo do perído de 4 anos de estudo. De forma geral, nos anos 1 até 4, dentre os 6706 homens que se submeteram a biópsia por agulha, houve 220 tumores com uma pontuação de Gleason de 7 a 10 entre 3299 homens no grupo da dutasterida e 233 entre 3407 homens no grupo do placebo. Durante os anos 3 e 4, houve 12 tumores com uma pontuação de Gleason de 8 a 10 no grupo da dutasterida, comparados a apenas 1 no grupo do placebo. A terapia com dutasterida, se comparada ao placebo, resultou na redução da taxa de retenção urinária aguda (1,6% vs. 6,7). A incidência de eventos adversos foi semelhante àquela em estudos da terapia de dutasterida para hiperplasia prostática benigna, exceto que neste estudo, se comparado a estudos anteriores, a incidência relativa da categoria composta de insuficiência cardíaca foi maior no grupo da dutasterida do que no grupo do placebo (0,7% vs. 0,4%)."

Os autores concluíram que: "Ao longo do curso do período de 4 anos de estudo, a dutasterida reduziu o risco de câncer de próstata incidental detectado por biópsia e melhorou os resultados relacionados a hiperplasia prostática benigna."

A diferença entre grupos no risco de câncer de próstata foi para tumores com pontuação de Gleason menor que 7.

Para o artigo completo, clique aqui.

N Engl J Med 362(13):1192-1202, 1º de abril de 2010 © 2010 para a Sociedade Médica de Massachusetts
Effect of Dutasteride on the Risk of Prostate Cancer. Gerald L. Andriole, David G. Bostwick, Otis W. Brawley, et al for the REDUCE Study Group. Correspondências para Dr. Andriole: andrioleg@wustl.edu

Categoria: Y. Sistema Genital Masculino, Seio. Palavras-chave: dutasterida, câncer de próstata, antigen específico da próstata, PSA, câncer de próstata, pontuação de Gleason, retenção urinária, insuficiência cardíaca, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 13 de abril de 2010