Histerectomia associada a risco de longo prazo para sintomas urinários

Estes autores finlandeses avaliaram os efeitos de histerectomia e sistema intrauterino de liberação de levonorgestrel (LNG-IUS) em sintomas do trato urinário inferior (LUTS) entre mulheres tratadas para menorragia. O estudo original era um ensaio clínico randomizado. Aqui eles relatam resultados de longo prazo em 10 anos analisados por tratamento de fato em vez de alocação de tratamento. Medicamentos e operações para incontinência urinária foram confirmados a partir dos registros médicos e de registros nacionais.

Eles descobriram que: "De forma geral, 221 (94%) mulheres participaram da avaliação de acompanhamento de 10 anos. Como 55 (46%) das mulheres originalmente randomizadas para o grupo LNG-IUS se submeteram a histerectomia, os resultados foram analisados pelo tratamento de fato. As mulheres tratadas com histerectomia usaram mais medicamentos para incontinência urinária do que as usuárias de LNG- IUS (12% versus 1%). Três mulheres histerectomizadas e uma usuária de LNG-IUS se submeteram a cirurgia para incontinência urinária de estresse (IUE). Mulheres tratadas com histerectomia tiveram mais infecções do trato urinário (ITUs) do que as usuárias de LNG-IUS (OR 3,20). Sensação de esvaziamento incompleto (OR 3,00) e IUE (OR 1,83) foram mais comuns entre mulheres tratadas com histerectomia. Não foram notadas diferenças entre os braços do estudo na incontinência urinária de urgência ou pelo Índice de Gravidade da Incontinência Urinária. Um modelo multivariado mostrou que as ITUs foram associadas a histerectomia."

Os autores concluíram que: "A histerectomia aumenta os riscos de esvaziamento incompleto, ITUs inferiores e IUE."

Estes resultados acrescentam evidências para defender tratamentos menos custosos e invasivos para mulheres com menorragia, tais como o LNG-IUS.

Para o artigo completo, clique aqui.

BJOG 602-609, Abril de 2010 © 2010 para RCOG
The effect of hysterectomy or levonorgestrel-releasing intrauterine system on lower urinary tract symptoms: a 10-year follow-up study of a randomised trial. S. Heliovaara-Peippo, K. Halmesmäki, R. Hurskainen et al. Correspondências para Dr. Heliovaara-Peippo: satu.heliovaara-peippo@helsinki.fi

Categoria: X. Sistema Genital Feminino, Seio, U. Sistema Urinário. Palavras-chave: histerectomia, sistema intrauterino de levonorgestrel, LNG-IUS, sintomas do trato urinário inferior, menorragia, incontinência urinária, infecção do trato urinário, acompanhamento de coorte de ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Linda French, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 13 de abril de 2010