Seleção baseada em desempenho dos estudantes de medicina ligada a progresso bem-sucedido nos estudos

Embora a admissão numa universidade na Áustria esteja de forma geral aberta a candidatos que tenham completado a escola secundária com sucesso, em algumas áreas de estudo, incluindo medicina humana e odontologia, a seleção de estudantes por critérios adicionais se tornou legalmente possível como resultado de uma decisão pela Corte Europeia em 2005. Os pesquisadores da Áustria estudaram o impacto desta importante mudança no padrão temporal do progresso dos estudantes de medicina ao longo do curso. Todos os 2532 estudantes regulares inscritos no curso para obter o diploma em medicina humana na Universidade Médica de Graz durante os anos acadêmicos de 2002/03-2007/08 foram incluídos na análise.

A probabilidade cumulativa de sucesso nos estudos era dramaticamente melhor nos alunos selecionados versus aqueles admitidos abertamente. Enquanto apenas 20,1-26,4% dos estudantes admitidos abertamente completaram os primeiros dois semestres de estudo dentro do período de 1 ano corrido, esta porcentagem subiu para 75,6-91,9% para aqueles selecionados por testes de admissão. De forma semelhante, a probabilidade cumulativa de abandonar os estudos foi também significativamente mais baixa nos estudantes selecionados. Através de técnicas univariantes e multivariantes, a nacionalidade, idade e sexo dos estudantes foram também identificados como indicadores parcialmente significativos, embora fracos.

Os pesquisadores concluíram: "A análise demonstrou de forma convincente que, em contraste com a admissão aberta, a seleção baseada em desempenho dos estudantes de medicina aumenta significativamente a probabilidade de progresso bem-sucedido nos estudos. Além disso, a proporção de evasão é significativamente reduzida. Logo, os testes de admissão economizam custos consideráveis, em termos tanto do tempo do estudante como dos recursos públicos."

Este estudo defende a crescente tendência mundial para tais métodos de seleção.

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Medical Education 44(2):205 – 214, Janeiro de 2010 © 2010 Blackwell Publishing Ltd
Progress of medical students after open admission or admission based on knowledge tests. Gilbert Reibnegger, Hans-Christian Caluba, Daniel Ithaler et al. Correspondências para Gilbert Reibnegger: gilbert.reibnegger@medunigraz.at

Categoria: PT. Treinamento Profissional. Palavras-chave: educação médica, admissão aberta, admissão seletiva, retenção de estudantes, desempenho estudantil, estudo observacional, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 16 de abril de 2010