Noctúria (pelo menos 3 vezes por noite) associada a quedas

O objetivo deste estudo por pesquisadores dos EUA era examinar a associação entre noctúria e quedas incidentais numa amostra de base populacional de pessoas idosas vivendo em comunidade. A Universidade do Alabama no Estudo de Birmingham Sobre Envelhecimento é um estudo de coorte prospectivo de 1000 adultos idosos moradores em comunidade nos EUA projetado para examinar fatores associados à mobilidade limitada. Os indivíduos foram recrutados a partir de uma amostra estratificada e randomizada de beneficiários do Medicare de forma a incluir números iguais de mulheres negras, homens negros, mulheres brancas e homens brancos. A noctúria foi avaliada na linha de base e as quedas foram avaliadas na linha de base e a cada 6 meses para um total de 36 meses de acompanhamento.

Um total de 692 indivíduos (média de idade 74,5, 48% mulheres, 52% negros) não caiu nos 12 meses anteriores à linha de base. Destes 692, 214 (30,9%) relataram quedas pelo menos uma vez durante os 3 anos subsequentes. Numa análise não-ajustada, três ou mais episódios por noite de noctúria foram associados a uma queda incidental (RR = 1,27). Após regressão logística multivariada, três ou mais episódios de noctúria foram associados a risco aumentado de queda (RR = 1,28).

Os pesquisadores concluíram que: "Numa amostra racialmente diversificada baseada numa comunidade de homens e mulheres idosos que não haviam caído no ano anterior, noctúria três ou mais vezes por noite foi associada em análise multivariada com um risco aumentado de 28% de queda incidental dentro de 3 anos. Enquanto o estudo possui grandes vantagens em relação a relatórios anteriores (acompanhamento longitudinal, medidas de função baseadas em desempenho, amostragem de base populacional), não é possível verificar a causalidade. Maiores pesquisas são necessárias para verificar o impacto de tratamentos de redução da noctúria como parte de um programa multi-componente para reduzir risco de quedas."

A causalidade da noctúria levando a quedas é insuficiente, assim como a causa da noctúria. A prevenção da noctúria é importante, assim como a necessidade de se levantar da cama (ex. melhores absorventes) sem perda de diagnósticos.

Para o artigo completo, clique aqui.

International Journal of Clinical Practice 64(5): 577-583, Março de 2010 © 2010 Blackwell Publishing Ltd
The association of nocturia with incident falls in an elderly community- dwelling cohort. C. P. Vaughan, C. J. Brown, P. S. Goode et al. Correspondências para Camille Vaughan: camille.vaughan@emory.edu

Categoria: U. Sistema Urinário. Palavras-chave: noctúria, quedas, associação, idosos, estudo de coorte prospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 16 de abril de 2010