Diferenças na mortalidade relacionadas à renda entre pessoas com diabetes mellitus

A mortalidade diminuiu substancialmente entre pessoas com diabetes mellitus ao longo da última década. Não é claro, contudo, se todos os grupos de renda se beneficiaram igualmente. Os pesquisadores de Toronto examinaram o impacto da renda nas tendências de mortalidade entre pessoas com diabetes. Neste estudo de coorte retrospectivo com base populacional, eles compararam as mudanças na mortalidade de 1º de abril de 1994 a 31 de março de 2005, pelo estrato de renda por bairro entre pessoas com diabetes e 30 anos de idade ou mais na província de Ontário, Canadá.

De forma geral, a mortalidade anual ajustada por idade e sexo diminuiu, de 4,05% em 1994-95 para 2,69% em 2005-06. A diminuição foi significativamente maior no grupo de maior renda (em 36%) do que no grupo de menor renda (em 31%; significativo). Esta tendência foi mais pronunciada no grupo mais jovem (idade entre 30 e 64 anos): o grau da taxa de mortalidade foi ampliado em mais de 40% entre os grupos de renda mais alta e mais baixa, de 1,12 a 1,59 entre mulheres e 1,14 a 1,60 entre homens. A renda teve um efeito muito menor nas tendências de mortalidade no grupo mais velho, cujos custos com medicamentos são subsidiados: a diferença relacionada à renda cresceu em apenas 0,9% ao longo do período de estudo.

Os pesquisadores concluíram que: "A mortalidade baixou de forma geral entre pessoas com diabetes de 1994 até 2005; contudo, a queda foi substancialmente maior no grupo de renda mais alta do que no de renda mais baixa, particularmente entre aqueles com idades entre 30-64 anos. Estes achados ilustram o impacto crescente da renda na saúde das pessoas com diabetes mesmo numa situação de atendimento de saúde de fundo público. Maiores estudos são necessários para explorar os fatores responsáveis por essas diferenças de mortalidade relacionadas à renda."

Falamos sobre uma abordagem biopsicossocial, mas por vezes desconhecemos as influências socioeconômicas.

Para o artigo completo, clique aqui.

CMAJ 182 (1): E1-17, 12 de janeiro de 2010 © 2010 Associação Médica Canadense
Income-related differences in mortality among people with diabetes mellitus. Lorraine L. Lipscombe, Peter C. Austin, Douglas G. Manuel et al. Correspondências para Dr. Lorraine Lipscombe: lorraine.lipscombe@wchospital.ca

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: renda, mortalidade, diabetes mellitus, estudo de coorte retrospectivo com base populacional, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 16 de abril de 2010