Tontura em pacientes de medicina familiar aumenta com a idade

Embora a tontura em pacientes idosos seja muito comum na medicina familiar, a maioria dos estudos de prevalência sobre tontura é baseada em comunidades e incluem um estudo populacional que não é representativo da prática familiar. O objetivo deste estudo por pesquisadores dinamarqueses era investigar a prevalência e incidência de tontura relatada por pacientes idosos na medicina familiar, para descrever seus diagnósticos finais como registrados pelo médico de família, e comparar as características clínicas de pacientes com tontura com aquelas de pacientes sem tontura. Os dados foram obtidos a partir da Segunda Pesquisa Nacional de Clínica Geral da Holanda, um estudo prospectivo de registro que foi realizado ao longo de um período de 12 meses em 2001. Eles identificaram todos os pacientes com 65 anos ou mais que haviam visitado seus médicos de família por causa de tontura (N=3.990).

A prevalência de um ano da tontura em medicina familiar em pacientes com 65 anos ou mais foi de 8,3%, mais alta em mulheres do que em homens, e aumentava com a idade. Nos pacientes com 85 anos ou mais a prevalência era semelhante entre homens e mulheres. A incidência de tontura foi de 47,1 por 1000 pessoas-ano. Para 39% dos pacientes com tontura os médicos de família não especificaram um diagnóstico, e registraram um diagnóstico de sintoma como o diagnóstico final. Viver sozinho, níveis mais baixos de educação, doença cerebrovascular preexistente e hipertensão preexistente foram associados de forma independente à tontura.

Os pesquisadores concluíram que: "A tontura nos pacientes da medicina de família aumenta com a idade. Ela é mais comum em mulheres do que em homens, mas esta diferença de gênero desaparece nos muito idosos. Como uma grande proporção de pacientes idosos com tontura na medicina de família permanece sem diagnóstico, valeria a pena dar continuidade a mais pesquisas de diagnóstico sobre a tontura numa situação de prática familiar."

É um prazer ver tal pesquisa baseada na medicina de família, mas o diagnóstico de sintomas por médicos de família pode não ser útil.

Para o artigo completo, clique aqui.

BMC Family Practice 11:2, Janeiro de 2010 © 2010 BioMed Central Ltd
Dizziness reported by elderly patients in family practice: prevalence, incidence, and clinical characteristics. Otto R. Maarsingh, Jacquelien Dros, François G. Schellevis et al. Correspondências para Otto Maarsingh: o.maarsingh@vumc.nl

Categoria: H. Ouvido. Palavras-chave: tontura, idosos, medicina familiar, prevalência, incidência, características clínicas, estudo de prevalência, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 16 de abril de 2010