Planejamento de cuidados avançados beneficia pacientes e famílias

O planejamento de cuidados avançados envolve a reflexão dos pacientes sobre suas possíveis escolhas futuras de tratamento médico, para documentar seus desejos, e potencialmente para apontar um procurador. No entanto, o planejamento de cuidados avançados pode ser um assunto desafiador a se abordar com o paciente. Estes pesquisadores australianos examinaram o impacto do planejamento dos cuidados avançados no atendimento de fim de vida em pacientes idosos usando um ensaio clínico prospectivo randomizado num hospital universitário em Melbourne, Austrália. Eles recrutaram pacientes médicos competentes com 80 anos ou mais e os acompanharam por seis meses ou mais. Os recrutados foram randomizados para receber os cuidados usuais ou cuidados usuais mais planejamento de cuidados avançados facilitado.

Os pesquisadores relatam que: "154 dos 309 pacientes foram randomizados para o planejamento de cuidados avançados, 125 (81%) receberam planejamento de cuidados avançados, e 108 (84%) expressaram desejos ou indicaram um procurador, ou ambos. Dos 56 pacientes que morreram em seis meses, houve uma maior probabilidade de saber e atender desejos de fim de vida no grupo da intervenção (25/29, 86%) comparado ao grupo de controle (8/27, 30%). No grupo da intervenção, os membros da família do paciente que morreu tiveram significativamente menos estresse (intervenção 5, controle 15), ansiedade (intervenção 0, controle 3), e depressão (intervenção 0, controle 5) do que aqueles no grupo de controle. A satisfação do paciente e da família foi maior no grupo da intervenção."

Os autores concluíram que: "O planejamento de cuidados avançados melhora o atendimento de fim de vida e a satisfação do paciente e da família e reduz o estresse, ansiedade, e depressão nos parentes sobreviventes."

O planejamento facilitado de cuidados avançados ajuda tanto a garantir que os desejos do paciente sejam conhecidos, como tem benefícios aos membros sobreviventes da família.

Para o artigo completo, clique aqui.

BMJ 340:c1345, 23 de março de 2010 © 2010 Detering et al.
The impact of advance care planning on end of life care in elderly patients: randomised controlled trial. Karen M. Detering, Andrew D. Hancock, Michael C. Reade, William Silvester. Correspondências para K. M. Detering: Karen.detering@austin.org.au

Categoria: A. Geral/Não Especificada. Palavras-chave: planejamento de cuidados avançados, fim de vida, estresse, ansiedade, depressão, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 16 de abril de 2010