Prevenção da asfixia em crianças

Na edição de março de 2010 de Pediatrics, há uma Revisão Clínica/Declaração de Política intitulada Prevention of Choking Among Children (Prevenção da Asfixia entre as Crianças), por Gary A. Smith, H. Garry Gardner, Carl R. Baum, et al. que assim começa: " A asfixia é o bloqueio ou entrave da respiração por uma obstrução com corpo estranho nas vias aéreas internas, incluindo a faringe, hipofaringe, e traqueia. A obstrução das vias aéreas pode ser fatal se levar a prejuízo grave na oxigenação e ventilação. A asfixia é a principal causa de morbidade e mortalidade entre crianças, especialmente daquelas com 3 anos de idade ou menos. Isto se dá em grande parte devido às vulnerabilidades do desenvolvimento das vias aéreas de uma criança pequena e a capacidade subdesenvolvida de mastigar e engolir alimento. Crianças pequenas também frequentemente poem objetos na boca para explorar seus ambientes. Os objetos mais comuns com que as crianças engasgam são alimentos, moedas, balões, e outros brinquedos.

"Um relatório dos Centers for Disease Control and Prevention (Centros para Controle e Prevenção de Doenças) indicou que as taxas de asfixia eram mais altas entre recém-nascidos (140,4 para uma população de 100.000) e diminuía consistentemente conforme a idade aumentava, com uma taxa total de 29,9 para uma população de 100.000 entre as crianças com 14 anos ou menos. Quase um terço (30,5%) dos episódios de asfixia ocorreu entre reccém-nascidos, e mais de três quartos (77,1%) ocorreu entre crianças com 3 anos ou menos. Crianças de sexo masculino ou feminino foram tratadas para asfixia em taxas semelhantes: 32,1 e 27,3 para uma população de 100,000, respectivamente. Uma estimativa de 10,5% de crianças que receberam tratamento médico de emergência forma admitidas no hospital ou transferidas para instalações com disponibilidade de cuidado avançado."

Para a revisão completa, clique aqui.

Pediatrics 125(3): 601-607 © 2010 a Academia Americana de Pediatria
Prevention of Choking Among Children. Gary A. Smith, H. Garry Gardner, Carl R. Baum, et al.

Categoria: A .Geral/Não Especificada. Palavras-chave: asfixia, pediatria, alimentos, brinquedos, crianças, prevenção, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr. Paul Schaefer, Toledo, Ohio Publicada em Global Family Doctor 13 de abril de 2010