Os lembretes de computador ajudam a oferecer melhor assistência?

Uma das promessas dos sistemas de informação clínica é o uso de lembretes computadorizados para auxiliar os médicos a prestarem atendimento aos pacientes. Estes investigadores canadenses e britânicos conduziram uma revisão sistemática para quantificar a magnitude das melhorias em processos de atendimento a partir de lembretes computadorizados entregues a clínicos durante suas atividades rotineiras de atendimento aos clientes. Eles utilizaram os bancos de dados da MEDLINE, Embase e CINAHL (até julho de 2008) e verificaram as bibliografias dos arquivos levantados. Eles incluíram estudos randomizados ou quase-randomizados para avaliar melhorias nos processos ou resultados do atendimento.

Os pesquisadores relatam que: "Dentre os 28 ensaios (relatando 32 comparações) incluídos em nosso estudo, descobrimos que os lembretes de computador melhoraram a aderência aos processos de atendimento por uma média de 4,2% (abrangência do interquartil {IQR} 0,8%-18,8%). Usando o melhor resultado de cada estudo, descobrimos que a melhoria média foi de 5,6% (IQR 2,0%-19,2%). Uma minoria de estudos relatou efeitos maiores; contudo, nenhuma característica de estudo ou funcionalidade de lembrete previu significativamente a magnitude do efeito exceto em uma instituição, em que um sistema de informação clínica bem-desenvolvido, "feito em casa" alcançou melhorias superiores às de todos os outros estudos (média de 16,8% {IQR 8,7%-26,0%} v. 3,0% {IQR 0,5%-11,5%}). Uma tendência a melhorias maiores foi vista para lembretes que exigiam que os usuários inserissem uma resposta (média de 12,9% {IQR 2,7%-22,8%} v. 2,7% {IQR 0,6%-5,6%})."

Os autores concluíram que: "Os lembretes de computador produziram melhorias muito menores do que aquelas geralmente esperadas pela implementação de uma ordem computadorizada e sistemas de registros médicos eletrônicos. Mais pesquisas são necessárias para identificar as funcionalidades de sistemas de lembrete consistentemente associados a melhorias clínicas válidas."

Lembretes computadorizados possuem benefícios apenas modestos em auxiliar os médicos a prestarem assistência aos pacientes

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Canadian Medical Association Journal 182(5): E216, 23 de março de 2010 © 2010 Associação Médica do Canadá
Effect of point-of-care computer reminders on physician behaviour: a systematic review. Kaveh G. Shojania, Alison Jennings, Alain Mayhew, Craig Ramsay, Martin Eccles, e Jeremy Grimshaw. Correspondências para Kaveh G. Shojania: kaveh.shojania@utoronto.ca

Categoria: HSR. Pesquisa em Serviços de Saúde. Palavras-chave: lembrete computadorizado, registro médico eletrônico, sistema de informações clínicas, ponto de atendimento, aderência, revisão sistemática, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 13 de abril de 2010