Gerenciamento da glicose sanguínea na diabetes mellitus tipo 2

Na edição de 1º de janeiro de 2009 da American Family Physician há uma revisão clínica intitulada Management of Blood Glucose in Type 2 Diabetes Mellitus (Gerenciamento da Glicose Sanguínea na Diabetes Mellitus Tipo 2) por Cynthia M Ripsin, Helen Kang e Randall J Urban que assim começa: "As diretrizes baseadas em evidências para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2 se focam em três áreas: intervenção intensiva no estilo de vida que inclui pelo menos 150 minutos por semana de atividade física, perda de peso com um objetivo inicial de 7 por cento do peso na linha de base, e uma dieta de baixa gordura e calorias reduzidas; gerenciamento agressivo dos fatores de risco cardiovasculares (isto é, hipertensão, dislipidemia, e microalbuminúria) com o uso de aspirina, estatinas, e inibidores da enzima conversora de angiotensina; e normalização dos níveis de glicose no sangue (nível de hemoglobina A1C menor que 7 por cento). A resistência à insulina, a secreção diminuída de insulina e o aumento da liberação de glicose hepática são as marcas da diabetes tipo 2, e cada classe de medicamento tem como alvo um ou mais desses defeitos. A metformina, que baixa a liberação hepática de glicose e sensibiliza os tecidos periféricos à insulina, vem mostrando que diminui as taxas de mortalidade em pacientes com diabetes tipo 2 e é considerada um agente de primeira linha.

"Outros medicamentos incluem os secretagogos sulfonilureia e não-sulfonilureia, inibidores de alfa glicosidase, e as tiazolidinedionas. A insulina pode ser usada de forma aguda em pacientes recém-diagnosticados com diabetes tipo 2 para normalizar a glicose sanguínea, ou pode ser adicionada a um regime de medicação oral Mara melhorar o controle glicêmico. Exceto em pacientes que tomem múltiplas injeções de insulina, o monitoramento caseiro dos níveis de glicose sanguínea tem utilidade questionável, especialmente em pacientes relativamente bem controlados. Seu uso deve ser ajustado às necessidades do pacientes individual. "

Para a revisão completa, clique aqui.

American Family Physician 79(1): 29–36, 42 © 2009 Academia Americana de Médicos de Família
Management of Blood Glucose in Type 2 Diabetes Mellitus. Cynthia M Ripsin, Helen Kang e Randall J Urban. Correspondências para Cynthia Ripsin: cmripsin@utmb.edu

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: gerenciamento, glicose sanguínea, diabetes mellitus tipo 2, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr. Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 23 de abril de 2010