Tratamento avançado para pacientes com sintomas depressivos persistentes após SCA

Os sintomas depressivos são um indicador estabelecido de mortalidade e dos grandes eventos cardíacos adversos (definidos como infarto do miocárdio não-fatal ou hospitalização para angina instável ou revascularizações de emergência/urgência) em pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA). Este estudo foi conduzido para determinar a aceitabilidade e eficácia de tratamentos avançados contra a depressão em pacientes com SCA. Estes autores dos EUA conduziram uma observação durante um período de 3 meses para identificar os pacientes com SCA e sintomas depressivos persistentes seguida por um ensaio clínico randomizado de 6 meses incluindo 237 pacientes, dos quais 157 sofriam de depressão persistente. Os pacientes foram randomizados para intervenção (preferência inicial do paciente por terapia de solução de problemas e/ou farmacoterapia, seguida de abordagem de atendimento em etapas; 80 pacientes) ou atendimento habitual (77 pacientes). Os 80 pacientes não-deprimidos se submeteram a avaliação observacional.

Eles descobriram que: "No fim do ensaio, a proporção de pacientes satisfeitos com seu tratamento de depressão foi maior no grupo da intervenção (54% de 80) do que no grupo do atendimento habitual (19% de 77) (razão de chance 5,4). A pontuação do Inventário de Depressão de Beck teve uma diminuição significativamente maior (t155 = 2,85) entre os pacientes da intervenção (mudança, -5,7) do que nos pacientes do atendimento habitual (mudança, -1,9); o tamanho do efeito da depressão foi de 0,59 do desvio padrão. Ao final do ensaio, 3 pacientes da intervenção e 10 pacientes do atendimento habitual haviam passado por grandes eventos cardíacos adversos (4% e 13%, respectivamente, significativo), assim como 5 pacientes não-deprimidos (6%)."

Os autores concluíram que: "O tratamento avançado da depressão para pacientes com SCA foi associado a maior satisfação, a maior redução dos sintomas depressivos, e a uma melhoria promissora no prognóstico."


O NNT foi de 11 para evitar um grande evento cardíaco adverso, o que sugere que a abordagem dos autores é válida, possivelmente até econômica.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 170(7): 600-608, 12 de abril de 2010 © 2010 para a Associação Médica Americana
Enhanced Depression Care for Patients With Acute Coronary Syndrome and Persistent Depressive Symptoms-Coronary Psychosocial Evaluation Studies Randomized Controlled Trial. Karina W. Davidson, Nina Rieckmann, Lynn Clemow, et al. Correspondências para Dr. Davidson: kd2124@columbia.edu

Categoria: P. Psicológico, K. Circulatório. Palavras-chave: depressão, síndrome coronariana aguda, terapia de resolução de problemas, farmacoterapia, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 23 de abril de 2010