Equipe de clínica geral e família exigem proteção em situação pandêmica

O objetivo deste estudo por pesquisadores da Austrália era avaliar as visões, necessidades e comportamento pretendido de clínicos gerais e enfermeiros (“practice nurses”, PNs) em relação à influenza pandêmica. Numa pesquisa pelo correio, clínicos gerais e enfermeiros foram selecionados para representar uma amostra diversificada de práticas para áreas urbanas, semiurbanas e rurais. O estudo foi realizado entre 1º de fevereiro e 1º de abril de 2009. Dos 390 membros de equipes de clínica geral que receberam a pesquisa, 139 (36%) a preencheram.

A maioria dos respondentes acredita possuir o conhecimento (71,5%, 98/137) e habilidades (73.7%, 101/137) necessários para prestar atendimento aos pacientes durante uma pandemia de influenza. Embora 38,7% (53/137) tenham afirmado que visitariam pacientes sintomáticos em quarentena, 41,6% (57/137) ficaram em dúvida. Mais da metade dos respondentes (53,2%, 74/139) afirmaram que exigiriam acesso a vacinação e antivirais para suas famílias assim como para eles mesmos antes de prestar atendimento a pacientes sintomáticos na clínica geral.

Os pesquisadores concluíram que: "Estas descobertas oferecem evidências da necessidade de garantir que a equipe da clínica geral tenha acesso a proteção pessoal e familiar para estimular a resposta adequada a uma situação de pandemia."

Todos vocês estão fazendo planos para protegerem a si mesmos, sua equipe e família numa situação futura como esta?

Para o artigo completo, clique aqui.

MJA 192(7): 378-380, 5 de abril de 2010 © A Revista Médica da Austrália 2010
Examining the knowledge of and attitudes to pandemic influenza among general practice staff. Holly Seale, Kirsten F Ward, Nick Zwar, Debbie Van, Julie Leask e C Raina MacIntyre. Correspondências para Holly Seale: h.seale@unsw.edu.au

Categoria: HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: conhecimento, habilidades, atitudes, pandemia, influenza, clínica geral, equipe, pesquisa pelo correio, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 23 de abril de 2010