Infusão de ácido zoledrônico benéfica na prevenção e tratamento de osteoporose induzida por glicocorticoide

O uso persistente de medicamentos glicocorticoides é associado à perda óssea e risco aumentado para fraturas. O uso concomitante de bifosfonatos orais aumenta a densidade mineral óssea e reduz a frequência de fraturas vertebrais, mas é associado a baixa adesão e aderência. Os pesquisadores do Reino Unido, Bélgica, EUA, França, Suíça e Austrália tinham como objetivo avaliar se uma infusão intravenosa de ácido zoledrônico seria não-inferior ao risedronato oral diário para a prevenção e tratamento da osteoporose induzida por glicocorticoide. Este estudo randomizado, duplo-cego, duplo-simulado, de não-inferioridade de duração de 1 ano em 54 centros em 12 países europeus, na Austrália, em Hong Kong, Israel e nos EUA, testou a eficácia de 5 mg de infusão intravenosa de ácido zoledrônico versus 5 mg de risedronato oral para a prevenção e tratamento da osteoporose induzida por glicocorticoide. 833 pacientes foram randomizados 1:1 para receber ácido zoledrônico (n=416) ou risedronato (n=417). Os pacientes foram estratificados por sexo, e alocados em subgrupos de prevenção ou tratamento dependendo da duração do uso de glicocorticoide imediatamente anterior ao estudo.

O ácido zoledrônico foi não-inferior e superior ao risedronato para o aumento da densidade mineral óssea da coluna lombar tanto no subgrupo de tratamento (média dos mínimos quadrados 4,06% vs 2,71%, diferença média de 1,36%, significativo) como no de prevenção (2,60% vs. 0,64%, 1,96%, significativo) em 12 meses. Os efeitos adversos foram mais frequentes nos pacientes que receberam ácido zoledrônico do que naqueles que receberam risedronato, em grande parte como resultado de sintomas transitórios durante os primeiros 3 dias após a infusão. Os eventos adversos graves foram piora na artrite reumatoide para o subgrupo de tratamento e pirexia para o subgrupo da prevenção.

Os pesquisadores concluíram que: "Uma única infusão intravenosa de 5 mg de ácido zoledrônico é não-inferior, possivelmente mais eficaz, e mais aceitável para os pacientes do que 5 mg de risedronato oral diário para a prevenção e tratamento da perda óssea associada ao uso de glicocorticoide."

Uma alternativa importante para este problema crescente.

Para o artigo completo, clique aqui.

The Lancet 373(9671): 1253-1263, 11 de abril de 2009 © Elsevier Ltd 2010
Zoledronic acid and risedronate in the prevention and treatment of glucocorticoid-induced osteoporosis (HORIZON): a multicentre, double-blind, double-dummy, randomised controlled trial. David M Reid, Jean-Pierre Devogelaer, Kenneth Saag et al para os pesquisadores da HORIZON. Correspondências para David Reid: d.m.reid@abdn.ac.uk

Categoria: M. Músculo-Esquelético, T. Endócrino/Metabólico/Nutricional, HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: ácido zoledrônico, risedronato, prevenção, tratamento, glicocorticoide, induzida, osteoporose, ensaio clínico randomizado multicêntrico duplo-cego e duplo-simulado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 23 de abril de 2010