Valores do D-dímero para excluir êmbolos pulmonares em pacientes mais velhos

O d-dímero é um exame laboratorial que, quando negativo, pode ser útil na exclusão de êmbolos pulmonares. Estes pesquisadores europeus buscaram estabelecer um novo ponto de corte do D-dímero em pacientes de idade acima de 50 anos usando dados de dois estudos de coorte de multicentros. Este novo valor de corte foi então validado usando dois conjuntos de dados de validação independentes.

Os pesquisadores relatam que: "O novo valor de corte do d-dímero foi definido como (idade do paciente x 10) µg/l em pacientes com mais de 50 anos. Em 1331 pacientes no conjunto da derivação com uma pontuação "improvável" na avaliação da probabilidade clínica, a embolia pulmonar pôde ser excluído em 42% com o novo valor de corte versus 36% com o antigo valor de corte (menos de 500 µg/l). Nos dois conjuntos de validação, o aumento na proporção de pacientes com um D-dímero abaixo do novo valor de corte comparado ao valor antigo foi de 5% e 6%. Este aumento absoluto foi maior entre pacientes com idade acima de 70 anos, variando de 13% a 16% nos três conjuntos de dados. As taxas de falha (todas as idades) foram de 0,2% no conjunto de derivação e 0,6% e 0,3% nos dois conjuntos de validação. "

Os autores concluíram que: "O ponto de corte do d-dímero ajustado por idade, combinado à probabilidade clínica, aumentou muito a proporção de pacientes mais velhos nos quais a embolia pulmonar pôde ser excluída com segurança."

Este estudo descobre que um corte mais alto do d-dímero pode ser usado de forma mais eficaz para excluir os êmbolos pulmonares nos pacientes mais velhos.

Para o artigo completo, clique aqui.

BMJ 340: c1475, 30 de março de 2010 © 2010 Douma et al.
Potential of an age adjusted D-dimer cut-off value to improve the exclusion of pulmonary embolism in older patients: a retrospective analysis of three large cohorts. Renée A Douma, Gregoire le Gal, Maaike Sohne, et al. Correspondências para R A Douma: R.A.Douma@amc.uva.nl

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: d-dímero, êmbolo pulmonar, probabilidade clínica, geriatria, idosos, corte, estudo de avaliação de exame diagnóstico, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr. Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 20 de abril de 2010